Cartas SIGWX utilizadas para planejamento meteorológico não apresentarão mais a indicação "ISOL EMBD CB"
Por Micael Rocha Publicado em 21/06/2024, às 06h00
A carta meteorológica SIGWX sofrerá uma importante mudança a partir de 2025, com a exclusão da sigla "ISOL EMBD CB" (cumulonimbus embutidos isolados). De acordo com os World Area Forecast Centers (WAFC), a atualização nas previsões se baseia na falta de dados meteorológicos que indiquem se essas nuvens estão embutidas em outras, além da subjetividade envolvida na determinação dessa condição, que varia de acordo com a perspectiva do piloto e o nível de voo.
Para implementar essa mudança, os WAFC irão registrar uma diferença no Anexo 3 da ICAO. Isso implica que nuvens cumulonimbus isoladas, com menos de 50% de cobertura, não serão mais incluídas nas previsões SIGWX. Áreas com maior concentração de cumulonimbus, com mais de 50% de cobertura (classificadas como OCNL ou FRQ), continuarão incluídas.
Com a Emenda 82 ao Anexo 3, prevista para novembro de 2025, a exigência de incluir EMBD CB nas previsões SIGWX será retirada. As previsões são principalmente para atividades em rota, e aeronaves mais modernas possuem sistemas de radar a bordo que podem identificar a localização de grandes gotas de precipitação, indicando a presença de chuva intensa ou tempestades em uma massa maior de nuvens.
Ainda de acordo com o WAFC, as bases de cumulonimbus quase sempre estão abaixo do nível de voo 100 (FL100), e, portanto, abaixo da base válida para a previsão SIGWX. Por isso, as decisões dos operadores dificilmente mudariam mesmo nas raras ocasiões em que a base do cumulonimbus possa estar em FL110 ou FL120, razão pela qual esse campo não faz parte do novo conjunto de dados SIGWX.