Campanha faz alerta sob o risco dos balões para a aviação

Segunda campanha promovida pela RIOgaleão mostra o risco que os balões representam, principalmente durante as festas juninas

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/06/2023, às 18h50

Entre janeiro e maio, 23 ocorrências com balões foram registradas no aeroporto do Galeão - Polícia Federal/Divulgação

Uma campanha organizada pela segunda vez pela concessionária que administra o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG), com apoio da Aeronáutica, mostra o risco que a soltura de balões representa para a aviação civil e ao meio ambiente, especialmente durante as festas juninas.

Na chamada #NãoCaiBalão, a RIOgaleão quer conscientizar a população do entorno do sítio aeroportuário sobre os perigos desta prática ilegal. As redes sociais da concessionária, bem como as escolas da região, contarão com conteúdo e ações educativas especialmente voltadas para as festas de São João, as maiores deste período.

De janeiro a maio, foram registradas 23 ocorrências com balões no aeroporto. Em todo o ano de 2022, foram 68 ocorrências, sendo 32 delas durante o trimestre de junho a agosto. Segundo a concessionária, com base nesses dados, a expectativa é que o número de ocorrências com balões se mantenha nos patamares do ano passado ou até mesmo aumente. 

Para a identificação dos objetos e reduzir os riscos de queda no espaço reservado às aeronaves, uma equipe foi disponibilizada em vários pontos de visualização, antecipando-se ao risco de ocorrências, com o auxílio de câmeras de segurança. Em caso de anomalias, a torre de controle é notificada e transmite a informação aos pilotos.

"A soltura de balões é considerada um crime ambiental, pois pode causar incêndios em florestas e áreas urbanas. É crucial abordar esse assunto e conscientizar a sociedade sobre os danos que essa prática pode causar", disse Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do aeroporto.

Aeroporto Galeão balões campanha festas juninas

Leia também

Aeroporto Santos Dumont só terá voos para Congonhas e Brasília
Como chegar ao aeroporto do Galeão?