Caixa preta de avião que caiu na China pode ter indicado manobra intencional

Fontes apontam que acidente com o Boeing 737 da China Eastern Airlines pode ter sido intencional

Marcel Cardoso Publicado em 17/05/2022, às 17h40

Acidente matou 123 passageiros e nove tripulantes no último dia 21 de março - Reprodução/Redes Sociais

As investigações sobre o acidente envolvendo um Boeing 737-800 (B-1792) da China Eastern Airlines, há quase dois meses, matando mais de 130 pessoas podem apontar que o avião teria caído intencionalmente.

Segundo fontes de agentes de aviação dos Estados Unidos, que trabalham na investigação do acidente e em conversa ao The Wall Street Journal, ocorrida nesta terça-feira (17), os dados de uma das caixas pretas teriam indicado que uma manobra intencional fez com que o Boeing 737 perdesse altitude quase que verticalmente. Este dado é complementado pela não confirmação, até o momento, da detecção de qualquer problema mecânico ou do controle de tráfego por parte das autoridades chinesas. 

O Boeing 737 da China Eastern Airlines fazia um voo doméstico entre os aeroportos de Kunming (KMG) e Guangzhou (CAN). Em vários vídeos divulgados pela imprensa local, o avião pôde ser visto efetuando queda livre. Segundo dados do site Flightradar24, isto teria acontecido a uma velocidade de cerca de 850 km/h.

Na ocasião do acidente, a companhia aérea disse que qualquer interferência anormal por parte dos pilotos não era plausível, porém, em resposta à publicação, ela informou basicamente que "qualquer especulação não oficial pode interferir na investigação do acidente e afetar o progresso real da indústria global de transporte aéreo".

aeronave notícias de aviação avião aviação China Acidente Pilotos Caixa Preta manobra

Leia também

Avião pega fogo após abortar decolagem na China
Treino de porta-aviões chinês mobiliza aeronaves militares do Japão