Exercício aéreo possibilitou que os caças Rafale enfrentassem no ar os F-15 em simulações de guerra aérea
Por André Magalhães Publicado em 27/01/2023, às 10h55
Caças Rafale e F-15 Eagle se enfrentaram em um combate aéreo realizado durante uma operação militar conjunta entre as forças aéreas da França e Estados Unidos.
Os Rafale faziam parte do grupo Red Air, consideradas as forças de oposição (ou inimigas), já os F-15 estavam no time Blue Air, das forças aliadas. Embora tenha sido um confronto simulado, as manobras realizadas em voo permite um intercâmbio operacional, inclusive de táticas de combate, e ampliam a experiência dos pilotos de cada país.
#Chammal | Mission d’entraînement commune pour 2 Rafale 🇫🇷 et 4 F-15 🇺🇸.
— Armée française - Opérations militaires (@EtatMajorFR) January 26, 2023
Ces entraînements réguliers avec les partenaires de la @CJTFOIR renforcent notre capacité à opérer #ensemble, notamment dans la lutte contre Daech, en appui des forces de sécurité irakiennes. pic.twitter.com/ap6AyAKBGh
"O objetivo é assegurar a interoperabilidade das várias tripulações, permitir a partilha de experiências e realizar treinos conjuntos em procedimentos de identificação e missões de defesa aérea", publicou o Ministério da Defesa da França.
Ao final da operação, foi realizado uma reunião entre os pilotos do Rafale e do F-15C para pontuar as ações de maior destaque. Os exercícios entre membros da Organização do Tratato do Atlântico Norte (OTAN) ocorrem várias vezes ao ano e são parte de uma doutrina de aprendizado e de dissuasão. Além disso, também tem objetivo de capacitar os pilotos a "duelarem" com modelos diferentes de jatos de combate, simulando ações de rivais e conhecendo as capacidades e limitações dos caças aliados.