Caças ingleses voaram supersônico para ajudar avião perdido

Os caças Eurofighter foram acionados e voaram supersônico para ajudar a localizar e guiar avião que havia perdido contato em voo a partir da Islândia

Por André Magalhães Publicado em 07/03/2023, às 12h15

Caças acompanharam o avião até o aeroporto de Stansted - Divulgação

No sábado (4), caças Eurofighter Typhoon da Real Força Aérea britânica (RAF, na sigla em inglês) quebraram a barreira do som para localizar uma aeronave civil que perdeu contato com o controle de trafégo aéreo.

Os caças foram acionados para localizar o avião e a escolta-lo até o aeroporto Stansted, um dos cinco aeroportos que servem a região metropolitana de Londres. A aeronave civil havia decolado da Islândia e tinha como destino Nairobi, no Quênia.

Durante o voo sobre o mar o avião perdeu a capacidade de manter sua navegação e através do contato com o centro de controle pediu ajuda para encontrar um aeroporto alternativo.

Scary #sonicboom #Northamptonshire @ChronandEcho @SkyNews @DxGusher pic.twitter.com/TJRSFYcLaZ

— Linda Steele (@lindasteele1958) March 4, 2023

O estrondo sônico causado pelos Eurofighter Typhoon assustaram alguns moradores da região sobrevoada e câmeras de residências gravaram o "Sonic Boom". O Ministério da Defesa informou que os caças foram autorizados a voar em regime supersônico, dado a emergência do caso.

“Um voo foi desviado para o aeroporto de Stansted depois que as comunicações com o piloto foram perdidas. O avião foi escoltado até o aeroporto por jatos da RAF", disse a RAF em um comunicado.

As autoridades afirmam que uma investigação será iniciada para apurar as causas da perda de contato da aeronave civil.

supersônico RAF Eurofighter Typhoon inglaterra avião civil Estrondo