Caças F-39E chegaram a Navegantes-SC no dia 1 de abril e devem seguir nesta semana para Gavião Peixoto-SP
Por André Magalhães Publicado em 06/04/2022, às 13h55
Nesta quarta-feira (6/4), os dois primeiros caças Gripen F-39E, de construção em série da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram check de motor, taxi e corrida pela pista do aeroporto de Navegantes, Santa Catarina.
Toda uma preparação é necessária para um voo seguro dos caças até unidade da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, que deve acontecer até sexta-feira (8/4). Os prepartivos incluem a instalação do assento ejetável e do kit de sobrevivência e os devidos testes de todos os sistemas das aeronaves.
Este mesmo processo desde a chaga ao porto, o translado e decolagem até Gavião Peixoto aconteceu com o Gripen F-39E que chegou em 2020 e hoje está na cidade paulista conduzindo os ensaios em voo.
Os aviões chegaram ao Brasil via marítima até o porto de Navegantes no dia 1 de abril. Na madrugada de sábado para domingo (3/4) foi feito o translado dos dois Gripen do porto para o aeroporto, um trajeto de 2 km.
Apesar da chuva, vários curiosos acompanharam o deslocamento dos aviões pelas ruas da cidade, deslocamento esse feito sob forte esquema de segurança da infantaria da aeronáutica, da polícia militar e do corpo de bombeiros militar do estado catarinense.
Assista no vídeo o desembarque dos novos caças Gripen no Porto de Navegantes (SC) e confira como foi realizado o transporte das aeronaves para o aeroporto. #GripenBrasileiro #ColaboraçãoReal pic.twitter.com/eD0KpCzzk3
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) April 3, 2022
Quando chegarem a Gavião Peixoto, os pilotos de testes do fabricante sueco Saab e da FAB irão realizar testes com os aviões para que estes recebam a certificação militar. Após isso, os dois caças deverão ir para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás.
A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab em Linköping, no país nórdico.O envio das outras duas aeronaves deverá acontecer ainda neste semestre.
Ao todo, o Brasil adquiriu 36 unidades do caça, sendo 28 exemplares monopostos (versão E) e oito bipostos (versão F). No acordo com os suecos ficou acertado que o Brasil fará parte do desenvolvimento dos aviões, tendo em vista que alguns modelos serão produzidos em território brasileiro.