Caças F-35A da Itália interceptam dois Su-30 russos sobre o Báltico

Caças de quinta geração F-35 da força aérea da Itália interceptaram dois Su-30 que voavam próximo da fronteira e sem plano de voo

Redação Publicado em 25/09/2023, às 08h05 - Atualizado às 18h00

Itália foi um dos primeiros países europeus a receber os furtivos F-35A - NATO

Dois F-35A Lightning II da força aérea da Itália, baseados em Malbork, na Polônia, foram acionados para interceptar dois caças russos Su-30 Flanker, sobre o mar Báltico, no dia 21 de setembro.

Os aviões de quinta geração interceptaram e escoltaram as aeronaves de combate da força aérea da Rússia até próximo a fronteira.

On the 21 Sep, 🇮🇹 execute their first scramble out of Malbork Air Base, 🇵🇱 under #NATO's Air Policing Mission

The F35's intercepted 2 Russian Su-30 which were not on a flight plan & had not contact to Air Traffic control

Read more: https://t.co/NfXCv42Lno#SecuringTheSkies pic.twitter.com/mjUuUEP4ck

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) September 25, 2023

"Os caças da OTAN são lançados regularmente para missões de rotina ao longo das fronteiras para manter as populações e territórios da Aliança protegidos", declarou a organização militar.

De acordo com a OTAN, os Su-30 estavam sem plano de voo e não respondiam aos contatos do controle de tráfego aéreo. No entanto, não foi mencionado uma invasão de espaço aéreo da organização pelos aviões de Moscou.

A presença de aviões de combate de países membros da OTAN em bases aérea de países aliados é algo bastante comum, assim como as interceptações realizadas por ambos os lados. Além das operações de policiamento aéreo, como foi este caso, são feitos exercícios militares constantes.

Rússia Otan F-35A Interceptação Itália Báltico Polônia Su-30