Caças F-35A chegam ao Oriente Médio para operações dos EUA

Em meio as tensões com o Irã, os caças farão diversas operações na região, como o monitoramento do Estreito de Ormuz

Por André Magalhães Publicado em 26/07/2023, às 14h41

Caças F-35A irão se juntar aos F-16 e A-10 já implantados na região - USAF

Caças F-35 da Força Aérea dos EUA (USAF na sigla em inglês) chegaram ao Oriente Médio para realizarem uma série de missões na região, sob responsabilidade da Área de Responsabilidade do Comando Central dos EUA, como o monitoramento do Estreito de Ormuz.

A presença dos aviões também pode ser vista como um claro recado geopolítico ao Irã, que ameaça prender navios apreender navios petroleiros próximo ao estreito, o que aumenta ainda mais as históricas tensões entre Teerã e Washington. Além disso, os caças de quinta geração farão parte da coalizão internacional para derrotar o ISIS na Síria.

U.S. Air Force F-35’s deploy to the U.S. Central Command Area of Responsibility to help defend U.S. interests, promote regional security and safeguard freedom of navigation.https://t.co/V2pTvlqIKJ@CENTCOM @DeptofDefense @usairforce pic.twitter.com/cKbAncsj8S

— US AFCENT (@USAFCENT) July 26, 2023

"A maior capacidade e capacidade do F-35 permitirá que os EUA voem em espaço aéreo contestado em todo o teatro, se necessário. Esta implantação demonstra o compromisso dos EUA em garantir a paz e a segurança na região", publicou o Comando Central dos EUA.

Os F-35A Lightning II irão se juntar aos F-16 e A-10 já presentes na região de atuação do comando central.

EUA Caças Síria Irã quinta geração Oriente Médio Comando Central

Leia também

Caça russo lança sinalizadores em drone dos EUA sobre a Síria
Vídeo mostra aproximação de caças russos contra drones dos EUA na Síria