Os caças F-35 voaram no modo Beast com armamentos nas asas durante exercício Poggio Dart 2022 da OTAN
Por André Magalhães Publicado em 11/11/2022, às 05h05
Os F-35 da força aérea italiana que estão participando do exercício Poggio Dart 2022 estão voando no chamado Mode Beast, ou modo da besta, onde os armamentos são transportados em cabides nas asas.
Nas fotos divulgadas pela OTAN é possível notar o F-35 carregando mísseis na parte externa da fuselagem. No padrão furtivo os armementos ficam alojados em compartimentos no corpo do caça, visando reduzir drasticamente a assinatura radar.
Por ser um avião furtivo aos radares, os mísseis e bombas são transportados nas baías internas, mas em cenários de baixa ameaça aérea ou antiaérea inimiga, as armas podem ser alocadas em pontos nas asas, ampliando a capacidade ofensiva.
#NATO Allies 🇬🇷🇹🇷🇺🇸🇮🇹 are contributing with about 30 multirole aircraft including F-16, Eurofighter, Tornado and fifth-generation F-35 along with support aircraft to the Poggio Dart exercise in Italy
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) November 9, 2022
Read more: https://t.co/5URv5O9kua#StrongerTogether pic.twitter.com/eJIXkdhabR
O caça de quinta geração participa do exercício Poggio Dart 2022, que ocorre em Poggio Renatico, comuna da região da Emília-Romanha no nordeste da Itália. Ao todo, 30 aeronaves participam das operações, entre elas os caças F-16, Eurofighter e Tornado, além do F-35.
Os países envolvidos na manobra, todos membros da OTAN, estão treinando objetivos em missões táticas que ocorrem com aeronaves de apoio.
Ao longo do ano várias operações são coodernadas pela aliança militar e seus respectivos membros para o melhor desempenho em caso de um cenário real de combate ou mesmo de ação humanitária.