Moderno radar ECRS Mk2 deverá ampliar as capacidades de guerra eletrônica dos Eurofighter do Reino Unido
Por André Magalhães Publicado em 05/07/2023, às 09h20
Os caças Eurofighter Typhoon, da Real Força Aérea (RAF, na sigla em inglês), serão equipados com um novo radar European Common Radar System Mk2, visando assim a ampliação das capacidades de combate.
Um contrato de cinco anos, com valor de 870 milhões de libras (R$ 5,4 bilhões) foi concedido pelo ministério da Defesa do Reino Unido para as BAE Systems e Leonardo UK.
O novo radar ECRS oferecerá uma maior capacidade de guerra eletrônica, permitindo que o caça possa rastrear e identificar simultaneamente diversos alvos, seja no ar ou em solo. Os primeiros voos do Typhoon com o novo radar estão previstos para 2024.
"Este contrato de £ 870 milhões é um investimento na prontidão e preparação futura de nossos caças para que possamos continuar a mostrar nossa capacidade aérea", disse James Cartlidge, ministro das compras de defesa
O investimento no radar ECRS Mk2 faz parte do pacote de £ 2,35 bilhões (R$ 14,65 bilhões) do governo britânico para a modernização dos caças Eurofighter Typhoon. Além do radar, diversas atualizações complementares possibilitarão o emprego dos aviões até meados de 2040.