Seis meses depois do primeiro voo do caça de produção local, caça sul-coreano KF-21 rompe barreira do som pela primeira vez
Por André Magalhães Publicado em 18/01/2023, às 09h15
Na terça-feira (17), o novo caça sul-coreano KF-21 Boramae realizou o primeiro voo supersônico a uma altitude de 40.000 pés, onde atingiu Mach 1.
" O sucesso deste voo supersônico não apenas cimentou ainda mais a base para tornar nossas forças armadas fortes em ciência e tecnologia, mas também foi um marco na Coreia, dando um passo à frente como um dos quatro países do mundo. grandes exportadores da indústria de defesa", disse a agência Korea.net.
Este é um importante passo nos ensaios do caça e o fato ocorre seis meses depois do voo inaugural da aeronave, em julho de 2022.
Um completo cronograma de testes já está em andamento e envolverá outros protótipos do KF-21. A KAI relatou que os ensaios deverão contar com seis unidades, cada um dedicado a validar uma parte do programa de certificação do futuro avião.
O KF-21 dispõe das mais modernas tecnologias da atualidade, como, por exemplo, o radar de varredura eletrônica (AESA), os equipamentos voltados para a guerra eletrônica (EW), o rastreador infravermelho (IRST) e o pod de direcionamento ótico (EO TGP). A maior parte das tecnologias eletrônicas foram desenvolvidas localmente, apoiadas pela grande capacidade intelectual da Coreia do Sul e o seu domínio nas áreas de eletrônica avançada.
Embora tenha um aspecto geral que lembre um caça de quinta geração, o KF-21 é um avião de geração 4º plus (ou 4,5), a mesma dos F-39 Gripen do Brasil. O avião sul-coreano poderá atingir Mach 1,81 (aproximadamente 2.230 km/h) e transportar uma carga útil máxima de 7.700 quilos.