Durante abastecimento com forte chuva o caça F/A-18 despencou de cima do porta-aviões e caiu no Mar Mediterrâneo
Por André Magalhães Publicado em 11/07/2022, às 14h40
Um caça F/A-18 Super Hornet, da Marinha dos Estados Unidos, caiu do porta-aviões USS Truman durante o procedimento de abastecimento da embarcação. O navio estava navegando no no Mar Mediterrâneo, na semana passada, quando houve o acidente.
Segundo a marinha, não havia ninguém a bordo do caca, mas um marinheiro ficou ferido e foi hospitalizado.
No momento do incidente, o porta-aviões estava recebendo combustível dos navios tanques USNS Robert E. Peary e o USNS Supply, sob chuva e ventos fortes.
"O USS Harry S. Truman e as aeronaves embarcadas permanecem em plena capacidade de missão e detalhes e a causa do incidente estão sob investigação", disse em comunicado a Marinha dos Estados Unidos. A operação de reabastecimento foi encerrada em segurança.
O porta-aviões estava recebendo combustível destinado as operações aéras, para permitir abastecer a frota embarcada.
O acidente é bastante raro, já que, quando estacionados no convés, os caças ficam presos com correntes com o piso do navio, mantendo o máximo de proteção. O que é mais comum são acidentes durante as operações de pouso e decolagem nas embarcações.
Houve dois acidentes operacionais embarcados, ambos envolvendo os caças F-35B/C, do Reino Unido e dos Estados Unidos, respectivamente. Os pilotos conseguiram ejetar em segurança e na sequência os aviões foram retirados do fundo do mar.