Caça F-5E do Chile perde canopy em pleno voo

Apesar do susto o piloto conseguiu retornarem segurança para a base aérea

Por André Magalhães Publicado em 20/06/2022, às 10h00

Diferente dos F-5EM do Brasil, os do Chile são menos atualizados que os da FAB - FACH

Na última terça-feira (14), um caça F-5E Tiger II da Força Aérea do Chile precisou realizar um pouso de emergência depois perdeu o canopy em pleno voo. O piloto pousou no aeroporto El Tepual, onde também se localiza uma base aérea.

🔴 último minuto
Avión F5 de la @FACh_Chile pierde parte de su fuselaje en pleno vuelo en sector de Puerto Octay, la aeronave debió aterrizar de emergencia en Puerto Montt, personal de la Fach ya retiró partes del fuselaje @biobio @chile_accidente @CA3EHH @Pabl0Manzanares pic.twitter.com/NYQaTNr2Aa

— IEC-180 CONTROL STGO (@fdo2000) June 15, 2022

O pouso aconteceu sem maiores problemas e a equipe de resgate estava pronta para qualquer eventualidade. A peça foi localizada a cerca de 50 quilômetros da base aérea. Uma investigação foi aberta para apurar as causas do incidente.

O F-5E Tiger fazia parte de um esquadrão, com seis outras aeronaves, que tinha como destino o aeroporto internacional Arturo Merino Benítez, na capital Santiago. 

Foi o segundo caso na mesma semana envolvendo perda de canopy. Um dia antes um jato de treinamento norte-americano T-38C Talon também teve o canopy perdido durante o voo, mas o piloto conseguiu retornar e pousarem segurança na base aérea de Vence, Oklahoma.

aeronave notícias de aviação avião aviação Caça Chile Usaf Militar Talon T-38 Canopy F-35E

Leia também

Embraer apresentará KC-390 e A-29 em feira aeronáutica no Chile
Reino Unido confirma aquisição chilena de aeronaves E-3D Sentry