Caças F-15C fizeram parte significativa da base de Nellis e da proteção da cidade de Las Vegas
Por André Magalhães Publicado em 28/03/2022, às 14h45
A base aérea de Nellis, localizada aos arredores da famosa cidade dos cassinos: Las Vegas, se despediu recentemente dos caças F-15C Eagle. No dia 16 de março, um dos últimos caças partiu para seu novo lar, a base aérea de Eglin, na Flórida.
Também na base de Nellis era mantida a Unidade de Manutenção de Aeronaves Eagle do 757º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves, que era responsável pela manutenção dos caças F-15C desde o ano de sua criação em 1977.
Com a desativação do esquadrão, as aeronaves serão deslocadas para outras bases aéreas, como a já citada Eglin e bases da guarda aérea nacional.
“À medida que reorientamos o pessoal da Eagle para o principal caça multifuncional da Força Aérea, o F-15E, quero que os homens e mulheres da esquadrão saibam como estou extremamente orgulhoso de sua dedicação, experiência e trabalho”, disse Barton Kenerson, comandante do 57º Grupo de Manutenção.
A força aérea dos Estados Unidos está implantando uma nova versão do icônico F-15, trata-se do F-15EX que irá substituir os antigos F-15C/D que estão com mais de 30 anos em serviço e participaram de quase todos os conflitos dos Estados Unidos desde a Guerra do Golfo, em 1991.
O caça dispõe de significativas melhorias, como: o radar de varredura eletrônica AESA AN/APG-82(V)1 ou mesmo a capacidade de transporte de armas hipersônicas, além de sensores e software que garantirão o melhor desempenho em missões de guerra eletrônica, entre outras atualizações.