China leva o C919 ao Dubai Airshow e intensifica ofensiva global na aviação comercial
Por Marcel Cardoso Publicado em 13/11/2025, às 08h56
A China ampliará sua ofensiva no mercado global de aviação ao levar o Comac C919 ao Dubai Airshow 2025, onde fará sua primeira exibição no Oriente Médio em um esforço para fortalecer a presença internacional da sua indústria aeroespacial. O C919 chegou a Dubai na última segunda-feira (10), após uma escala técnica em Daca, em Bangladesh.
A presença no Dubai Airshow marcará a primeira exibição do C919 em uma região de forte demanda por aeronaves de fuselagem estreita, configurando um movimento estratégico para ampliar a projeção internacional da aviação civil chinesa. O país pretende avançar na consolidação de seu setor de alta tecnologia, com foco em mercados que apresentam boas perspectivas de crescimento, mas enfrentam restrições de acesso a crédito no cenário internacional.
A participação ocorre em um cenário de retomada da demanda global por aeronaves e de atrasos persistentes nas cadeias de suprimentos de Airbus e Boeing. Embora esses gargalos também afetem a Comac, sua carteira de pedidos ainda é menor, o que permite ampliar as vendas sem impor prazos de entrega excessivamente longos.
China’s domestically developed C919 large passenger aircraft arrived in the United Arab Emirates on Monday to take part in the Dubai Airshow 2025 from November 17 to 21, marking its first appearance in the Middle East. pic.twitter.com/lxFQT1k5f4
— People's Daily, China (@PDChina) November 11, 2025
Segundo a Comac, o C919 integra o esforço chinês para reduzir a dependência do país de fabricantes estrangeiros e ampliar sua atuação em um dos setores industriais mais avançados e complexos do mundo. Apesar da presença consolidada em áreas como eletrônicos, indústria de base e, mais recentemente, no setor automotivo, a China ainda está distante de um papel de destaque na aviação comercial global.
A apresentação do C919 no Dubai Airshow insere a empresa no maior evento aeronáutico do Oriente Médio, voltado a negociações e à exposição de novas tecnologias. Além da exibição estática, a Comac busca reforçar o posicionamento do modelo como alternativa competitiva às famílias Airbus A320 e Boeing 737. Atualmente a Comac informa já ter mais de 1.000 encomendas, entre pedidos firmes e compromissos de compra.
Até a última quarta-feira (12), a Comac havia entregue dezenove unidades do C919 a três companhias chinesas: China Eastern Airlines, Air China e China Southern Airlines, que atendem quinze rotas domésticas em dez cidades do país.
Desde a entrada em operação comercial, em maio de 2023, a frota acumulou mais de dois milhões de passageiros transportados, segundo dados do fabricante.
A China Eastern, cliente de lançamento, utiliza nove aviões em oito rotas e já superou 850 mil passageiros embarcados em 6.240 voos comerciais. A Air China opera quatro unidades e voa entre Pequim, Xangai, Hangzhou, Chengdu e Wuhan. Por fim, a China Southern voa com seis C919, conectando Guangzhou a Xangai, Chengdu, Hangzhou e Haikou.
Projetado para competir diretamente com as famílias Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, o C919 oferece alcance entre 4.000 e 5.500 km, capacidade entre 158 e 192 passageiros, sendo equipado com motores CFM LEAP-1C e demais sistemas ocidentais, de fornecedores também utilizados pela Airbus e Boeing.