Brasil e Estados Unidos firmaram acordo para a certificação de eVTOLs

Acordo entre a Anac, do Brasil, e a FAA, dos Estados Unidos, foi assinado durante um evento em São Paulo

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/10/2023, às 15h03

O Brasil já possui um acordo semelhante com reguladores da União Europeia, desde junho - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil, do Brasil, e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a FAA, assinaram um acordo para a certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs).

A carta de intenção foi assinada durante uma reunião do Certification Management Team (CMT) 2023, em São Paulo, no último dia 17. Segundo a Anac, o acordo oficializa a intenção de atuação em conjunto entre as autoridades de aviação civil para a construção da certificação das aeronaves, com compartilhamento de experiências e trabalho colaborativo.  

A expectativa é de que os eVTOLs devam trazer melhorias no transporte aéreo em pequenas e médias distâncias, maior integração com as cidades, menor nível de ruído e alinhamento com práticas sustentáveis, que preveem emissão zero de poluentes.  

Na última quarta-feira (25), o Midnight, modelo do fabricante norte-americano Archer Aviation, realizou o seu primeiro voo. Sua certificação pela FAA está prevista para 2024 e as operações comerciais deverão começar em 2025, um ano antes do previsto para a aeronave da Eve, subsidiária da brasileira Embraer.

Brasil Embraer EUA Estados Unidos Anac FAA Evtol Eve Certificação Archer Aviation Midnight

Leia também

Novo administrador da FAA foi definido pelo Senado dos EUA
Anac concedeu certificação Rbac-91K à Avantto