Acordo entre a Anac, do Brasil, e a FAA, dos Estados Unidos, foi assinado durante um evento em São Paulo
Por Marcel Cardoso Publicado em 28/10/2023, às 15h03
A Agência Nacional de Aviação Civil, do Brasil, e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a FAA, assinaram um acordo para a certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs).
A carta de intenção foi assinada durante uma reunião do Certification Management Team (CMT) 2023, em São Paulo, no último dia 17. Segundo a Anac, o acordo oficializa a intenção de atuação em conjunto entre as autoridades de aviação civil para a construção da certificação das aeronaves, com compartilhamento de experiências e trabalho colaborativo.
A expectativa é de que os eVTOLs devam trazer melhorias no transporte aéreo em pequenas e médias distâncias, maior integração com as cidades, menor nível de ruído e alinhamento com práticas sustentáveis, que preveem emissão zero de poluentes.
Na última quarta-feira (25), o Midnight, modelo do fabricante norte-americano Archer Aviation, realizou o seu primeiro voo. Sua certificação pela FAA está prevista para 2024 e as operações comerciais deverão começar em 2025, um ano antes do previsto para a aeronave da Eve, subsidiária da brasileira Embraer.