Brasil e Argentina assinaram acordo de céus abertos

Autoridades da aviação civil do Brasil e da Argentina assinaram um acordo de céus abertos

Por Marcel Cardoso Publicado em 13/03/2024, às 15h17

Companhias aéreas dos dois países terão liberdade para ofertar voos internacionais mutuamente - Martín Romero

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e autoridades reguladoras da Argentina anunciaram hoje (13), a assinatura de um acordo que estabelece a política de céus abertos entre os dois países.

Este foi um resultado de reuniões que aconteceram entre os dias 6 e 7 de março e que darão fim aos limites semanais de voos regulares de passageiros e facilitando a liberação de voos cargueiros, dando liberdade às companhias aéreas para ofertarem a quantidade de frequências semanais que forem necessárias.


Até então, as empresas de cada lado estavam limitadas a oferecer, em conjunto, o número máximo de 170 voos semanais, conforme a regulação de cada país. Segundo a ANAC, a medida dará mais flexibilidade às empresas para planejarem suas operações, podendo levar ao aumento da oferta dos serviços e à ampliação da concorrência nas rotas que ligam Brasil e Argentina.

Além disso, o acordo amplia a permissão para operações de serviços cargueiros, permitindo que empresas aéreas dos dois países realizem transporte de carga internacional sem a exigência de que a operação se inicie ou termine no país de origem da empresa (Sétima Liberdade do Ar). 

Argentina Brasil Voos Acordo Anac Cargas Companhias Aéreas cargueiros Céus Abertos Frequências

Leia também

Como funciona a alocação de slots nos aeroportos brasileiros
Gol e Aerolíneas Argentinas vão ampliar compartilhamento de voos