Bombardeiros dos EUA se unem em exercício no Alasca

A força de bombardeiros dos EUA fazem parte da tríade nuclear do país

Por André Magalhães Publicado em 27/07/2023, às 15h50

O treinamento também é uma demonstração bélica no cenário geopolítico internacional - USAF

Os três bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos realizaram um raro exercício em conjunto neste mês de julho, no estado do Alasca.

Os aviões envolvidos, o B-2 Spirit, B-1 Lancer e B-52H Stratofortress, atuaram em diversas operações, como o emprego de combate ágil, ou ACE na sigla em inglês.

Unleashing #Airpower #AnytimeAnywhere!@usairforce #Bomber ops remain in full effect throughout the @INDOPACOM region as #B2 Spirits, #B1 Lancers, & #B52 Stratofortresses from @AFGlobalStrike execute #AgileCombatEmployment ops at JBER, #Alaska. @DeptofDefense @AirmanMagazine pic.twitter.com/aSJvR8502z

— PACAF (@PACAF) July 22, 2023

"Representando a parte aérea da tríade nuclear dos EUA, a força de bombardeiros estratégicos é a parte mais ágil e visível da tríade e está preparada 24 horas por dia, 7 dias por semana para impedir ataques contra os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros", publicou o Comando Estratégico dos EUA.

Este treinamento é o primeiro após a reativação da frota dos furtivos B-2A Spirit, que foi suspensa após uma aeronave realizar um pouso de emergência na base aérea de Whiteman, no estado de Missouri, em dezembro.

A operação também é uma forma de demonstração bélica no cenário geopolítico, principalmente no Indo-Pacífico, região de grandes tensões entre Pequim, Washington, Tóquio e Taipé.

“Aumentar essa capacidade dentro de nossa força de bombardeiros é crucial para garantir que possamos fornecer uma dissuasão confiável e eficaz e responder a qualquer crise em todo o mundo", reforçou o Comando Estratégico.

EUA Bombardeiros Militar Alasca B-52H B-2A b1b Spirit Comando Estratégico

Leia também

Grande exercício reúne aeronaves militares no Pacífico
Bombardeiros B-1B Lancer da USAF pousam na Suécia pela primeira vez