B-1B foram escoltadas por caças JAS-39 da Suécia, país que está no processo de entrada na OTAN
Redação Publicado em 21/06/2023, às 12h50
Bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF,na sigla em inglês) pousaram ,pela primeira vez, na Suécia, na segunda-feira (19). A visita dos aviões norte-americanos ocorreu no aeroporto de Luleå-Kallax.
Durante o voo, os bombardeiros foram escoltados por caças JAS-39 da Real Força Aérea da Suécia. O modelo em questão é de versão anterior ao F-39E, adquirido pelo Brasil.
.@usairforce🇺🇸B-1B Lancer supersonic strategic bombers trained with Partner @Forsvarsmakten🇸🇪after landing in Sweden for the first time in history
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) June 21, 2023
Joint training highlights the strong cooperation between Allies & Partners & strengthens military capability across #NATO territory pic.twitter.com/3s8FXSoKp7
"Os EUA e a Suécia têm uma longa história juntos, em exercícios e treinamento, cooperação de segurança bilateral e multilateral e operações, das quais hoje é um exemplo importante", disse Bryony Terrell, vice-diretor do Comando Europeu dos EUA.
Os B-1B Lancer estão compondo a Força-Tarefa de Bombardeiros, uma operação anual da USAF que desloca seus bombardeiros para áreas de interesse dos EUA na Europa e na Ásia.
Os aviões supersônicos compõe a frota da USAF de aeronaves de ataque global estratégico.Somam-se a lista o icônico B-52H, o furtivo B-2A Spirit e, no futuro, o B-21 Raider, em fases de testes.
Estocolmo está no processo de adesão a Organzação do Tratado do Atlêntico Norte, a OTAN, o país nórdico quebrou sua neutralidade após o início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Com a incorporação sueca, a aliança passará a contar com 32 membros, uma vez que a vizinha Finlândia recentemente tornou-se parte da organização militar.