Explosão de bomba que estava enterrada no solo provoca interdição no aeroporto de Miyazaki, no Japão
Por Micael Rocha Publicado em 03/10/2024, às 08h00
O Aeroporto de Miyazaki, no Japão, foi fechado após a detonação de uma bomba norte-americana da Segunda Guerra Mundial, ocorrida no dia 1º de outubro. O incidente aconteceu às 8h, horário local, e não houve feridos, mesmo com a proximidade de aeronaves que estavam prestes a decolar ou pousar.
Pesando aproximadamente 250 kg, o artefato era uma munição não detonada, possivelmente deixada na região durante os conflitos. A explosão, espontânea, criou uma cratera de sete metros de comprimento e um metro de profundidade, lançando fragmentos de asfalto a até 200 metros do ponto de detonação.
De acordo com a administradora do aeroporto, mais de 80 voos foram cancelados, além da pista permanecer interditada das 8h até às 19h30, no horário local. A operadora do terminal anunciou que as operações devem ser retomadas normalmente hoje, 3 de outubro.
No passado, o Aeroporto de Miyazaki serviu como base militar durante a 2ª Guerra Mundial, operando como ponto de lançamento para aviões kamikaze. Embora várias bombas não detonadas tenham sido removidas da área, acredita-se que ainda existem muitas outras escondidas em território japonês.