Bolívia frustra conexão de passageiros vindos da Venezuela

Conviasa pretendia que passageiros trocassem de avião em aeroporto da Bolívia

Martín Romero e Marcel Cardoso Publicado em 16/06/2022, às 10h35

Diante da possibilidade de outra aeronave ser detida, a Conviasa tentou mudar itinerário para Buenos Aires - AERO Magazine/Martín Romero

A companhia aérea venezuelana Conviasa pretendia fazer um voo ‘especial’, na quarta-feira (15), entre Caracas (CCS) e Buenos Aires (EZE), na Argentina, com escala na Bolívia, para que os passageiros pudessem trocar de aeronave, mas os planos foram frustrados pela companhia aérea estatal boliviana.

Quando o voo VO9502, operado por um Airbus A340-600 (YV3535), pousou em Santa Cruz de La Sierra (VVI), a Boliviana de Aviación informou que o voo OB9708, que seguiria para aeroporto da capital argentina em um avião da empresa, foi cancelado e que os passageiros deveriam retornar para a Venezuela. O mesmo aconteceu com o OB9709, que faria o sentido inverso. 

A imprensa boliviana informou que o cancelamento foi motivado pela possibilidade de sanções vindas do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, se a Bolívia apoiasse países com ativos incluídos na lista negra da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros norte-americana (Ofac). Depois do incidente ocorrido envolvendo um avião venezuelano, no início do mês, houve uma reavaliação do risco e o voo foi cancelado.

No último dia 6, um Boeing 747-300M (YV3531) operado por uma companhia aérea venezuelana e com tripulação iraniana, foi apreendido no aeroporto internacional de Ezeiza, na Argentina, por estar supostamente ligado a grupos terroristas. Ele está na lista de aviões banidos da Ofac.

O avião da Conviasa retornou para Caracas na madrugada desta quinta-feira (16), pousando no início da manhã.

aeronave notícias de aviação Argentina avião aviação Bolívia Conviasa Venezuela

Leia também

Argentina apreende Boeing 747 venezuelano por suposta espionagem
Companhia aérea vai ampliar voos entre Etiópia, Brasil e Argentina