Previsão da Boeing aponta que mercado de aviões cargueiros poderá crescer mais de 60% até 2041
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/11/2022, às 16h00
A Boeing divulgou sua previsão para o transporte de cargas até 2041, com expectativa que o tráfego dobre e a frota mundial de cargueiros expanda mais de 60% em 19 anos. O 2022 World Air Cargo Forecast (WACF) atrás uma análise detalhada da dinâmica da indústria de transporte cargueiro, mostrando a evolução registrada nos últimos anos.
O WACF de 2022 projeta que, até 2041, a frota de aviões cargueiros do mundo terá quase 2.800 aviões, entre modelos de produção e convertidos, para atender crescimento do mercado e substituição de modelos mais antigos.
A expectativa, baseada no ritmo de crescimento dos últimos anos, é que o tráfego de carga dobre durante o período, além de exigir que os operadores passem a voar com aviões mais econômicos e sustentáveis, atendendo as exigências ambientais cada vez mais rígidas.
Assim, o WACF prevê que um terço das entregas consistirá em novos cargueiros de produção, enquanto os dois terços restantes serão conversões de cargueiros, como o Boeing Converted Freighter (BCF) 737-800, baseados em modelos de geração anterior, que poderão voar por mais alguns anos dentro da atual legislação ambiental em vigor na maioria dos países.
“Enquanto o mercado de carga aérea está retornando a um ritmo mais normal após a demanda histórica nos últimos dois anos, fatores estruturais, incluindo o crescimento da rede expressa, a evolução das estratégias da cadeia de suprimentos e novos participantes no mercado de carga estão impulsionando a demanda sustentada de cargueiros”, disse Darren Hulst, vice-presidente de marketing comercial da Boeing.
Assim como no mercado de transporte de passageiros, a expectativa é que a Ásia-Pacífico siga liderando a demanda por aviões, com capacidade de receber quase 40% de todos os cargueiros, incluindo cargueiros novos e convertidos.
Embora os cargueiros dedicados representem 8% da frota total de aviões comerciais, eles continuam transportando mais da metade de toda a carga aérea, com os aviões de passageiros transportando o restante como carga de porão, em voos regulares.
“Na rede global de transporte, os cargueiros aéreos continuarão a ser um facilitador crítico para movimentar mercadorias de alto valor, em maior volume nos mercados em expansão”, explicou Hulst.