Os helicópteros CH-47F Block II Chinook possibilitarão maior logística ao Exército dos EUA e primeira aeronave iniciou a fase de montagem final
Por André Magalhães Publicado em 21/03/2023, às 09h20
O novo helicóptero pesado do Exército dos Estados Unidos (US Army, em inglês) CH-47F Block II Chinook entrou na fase de montagem final, com previsão de ser concluído nos próximos meses.
O primeiro CH-47F Block II está na linha de produção da Boeing Rotorcraft Systems, em Ridley Park, na Pensilvânia. O modelo agrega uma série de melhorias, como nova sauíte de aviônicos, motores aprimorados, entre outros.
Coming soon! The first CH-47F Block II #Chinook helicopter has entered final assembly — the last step in production before delivery to the @USArmy. The Block II variant will allow the Army to fly farther and lift more for the next 30-plus years.
— Boeing Defense (@BoeingDefense) March 20, 2023
More: https://t.co/0CCL4RmXX2 pic.twitter.com/kYKHMqzkRv
"Este é outro grande passo no fornecimento de capacidade relevante para o nosso cliente”, disse Ken Eland, vice-presidente e gerente do programa H-47".
A entrega da primeira aeronave ao exército norte-americano está planejada para o início de 2024. A Boeing foi contratada, em setembro de 2021, para produzir o primeiro lote da nova versão do CH-47F e no ano seguinte recebeu um acordo para um segundo lote, elevando o número de aeronaves para seis. Por fim, ainda em 2022 foi aprovado pelo Congresso a compra dos lotes 3 e 4.
Os novos Chinook têm diversas melhorias, como o sistema Active Parallel Actuator Subsystem (da sigla em inglês, APAS), esta tecnologia possibilita que os pilotos possam executar manobras mais complexas.
Outra diferença está na solução para a redução de peso da aeronave, como um novo tanque de combustível mais leve, ao mesmo tempo que o Chinook II ganhou uma fuselagem mais reforçada. O resultado foi uma maior capacidade de transporte.