Lufthansa e Emirates 'disputavam' o título de cliente de lançamento da nova família 777X, da Boeing
Por Marcel Cardoso Publicado em 29/01/2025, às 07h36
A Boeing anunciou ontem (28), que a Lufthansa será a operadora de lançamento do novo 777-9, atualmente em processo de certificação, colocando um ponto final na incerteza sobre se a Emirates poderia ser a primeira a receber o modelo.
Em 2017, a empresa afirmou que a Emirates havia assumido o título de cliente de lançamento do modelo, posição antes ocupada pela companhia aérea alemã. Posteriormente, o fabricante disse que não nomeou oficialmente um operador de lançamento. A Lufthansa possui 27 pedidos da família 777X, incluindo o 777-9 e o cargueiro 777-8. Já a Emirates tem 205 unidades encomendadas.
Kelly Ortberg, CEO da Boeing, disse que a empresa trabalha em "problemas de certificação dos assentos" nos 787 e 777-9 encomendados pela Lufthansa. A questão envolve estruturas internas, incluindo os assentos. A empresa está equipando seus jatos de longa distância com novos assentos de diferentes fabricantes, como parte do produto denominado "Allegris".
O fabricante ainda aguarda a certificação de tipo pela FAA. Ele manteve sua frota de testes, composta por quatro aeronaves, em solo entre agosto do ano passado e este mês, após identificar danos nos thrust links, peças que conectam os motores à estrutura da aeronave. A previsão da entrega da primeira unidade está mantida para 2026.