Memorando de Entendimento assinado pela Boeing e a Indonésia pode ajudar a alavancar a venda do F-15EX
Por André Magalhães Publicado em 08/11/2022, às 12h35
A Boeing assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a PT Dirgantara Indonesia (PTDI) para explorar oportnidades no setor aéreo de defesa. Entre as metas está a possibilidade de acordos sobre a nova versão do F-15, caso a Indonésia selecione o avião.
Outros pontos que estão descritos no MoU são formação de equipes dedicadas a fabricação, suporte e manutenção de meios militares.
“Os 73 anos de parceria da Boeing com a indústria aeroespacial da Indonésia abrangem vários programas e serviços que promovem as prioridades de segurança nacional, aumentam o desenvolvimento econômico e constroem comunidades mais fortes”, disse Heidi Grant, presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing Defense.
A Indonésia demonstrou, em fevereiro, o interesse no caça F-15EX, a versão mais atual da família Eagle, e que também será operado pela USAF. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a possível venda, mas que depende da aprovação do Congresso que tem poder de veto.
Mesmo em aberta a discussão, não existe nada de oficial sobre uma eventual venda do F-15EX para a Indonésia. O caça é considerado um dos mais podersosos do arsenal norte-americano, em geral com vendas restritas e disponível para um grupo seleto de países.
Jacarta selecionou o francês Dassault Rafale para modernizar sua frota de caças, com ao menos 42 unidades planejadas para serem entregues nos próximos anos.
A força aérea conta atualmente com aviões de combate F-16, Su-30MK2, Hawk 209, T-50I e o brasileiro A-29 Super Tucano (que cumprem importantes missões de patrulha na região).