Um Boeing 787-9 com cientistas da Noruega pousou pela primeira vez na Antártida
Por Marcel Cardoso Publicado em 16/11/2023, às 08h27
Um Boeing 787-9 com cientistas noruegueses pousou pela primeira vez no fim da noite de ontem (15), na Antártida.
A aeronave de matrícula LN-FNC, da Norse Atlantic Airways, decolou de Oslo (OSL) na última segunda-feira (13) e fez uma escala na Cidade do Cabo (CPT), na África do Sul, onde permaneceu por dois dias. Por volta das 18h (Brasília), ela seguiu para a estação de pesquisa Troll (QAT), pertencente ao governo da Noruega, onde pousou cinco horas depois.
Largest aircraft ever to land on #TrollAirfield!
— Norsk Polarinstitutt // Norwegian Polar Institute (@NorskPolar) November 16, 2023
"This demonstrates our capability of performing more effective flight operations to #Antarctica by carrying a larger scientific/logistics crew, more cargo with a smaller environmental footprint", says NPI-director, Camilla Brekke, pic.twitter.com/7vjsSw0gPI
O local funciona durante o ano e pode acomodar até seis pessoas no inverno antártico, podendo ampliar sua capacidade durante o verão. Ela está localizada a cerca de 230 km da costa, na localidade de Jutulsessen.
A companhia aérea que fez o voo tem uma frota de 15 aeronaves exclusivamente do modelo que pousou na região. Todas elas têm passagens anteriores pela Norwegian Air em três países europeus.