Boeing 737 saiu da pista durante pouso no aeroporto de Dallas por um erro na manutenção do sistema de freios
Por Micael Rocha Publicado em 25/03/2024, às 12h00
Uma manutenção inadequada pode ter sido a causa de um Boeing 737 ter saído da pista em Dallas, no Texas, no último dia 10 de fevereiro. Segundo a agência de investigação dos transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), foram encontradas linhas de freio montadas incorretamente, o que teria contribuído com a excursão de pista do avião no aeroporto de Dallas-Fort Worth.
Segundo os investigadores, as linhas de freio “trocadas” podem ter feito o Boeing 737-800 não conseguir parar dentro dos limites da pista no momento do pouso, cchamado tecnicamente de Runway Overrun.
Ainda que tenha saído dos limites da pista, o Boeing 737 parou na área conhecida como RESA (Runway End Safety Area), projetada justamente com o fim de permitir uma parada segura de qualquer avião que tenha problemas para parar no espaço previsto. Nenhum dos 98 passageiros e seis tripulantes a bordo sofreram ferimentos.
O relatório preliminar do NTSB sugeriu que os funcionários de manutenção da American Airlines conectaram indevidamente as linhas de freio durante a manutenção em 6 de fevereiro. O serviço faz parte de um projeto da empresa para substituir os atuais freios com discos de aço por freios de carbono, considerados leves e mais eficientes.
Para esta mudança, foi necessário a instalação de quatro “limitadores de fluxo” nas linhas hidráulicas – dois limitadores para cada perna do trem, sendo um para a roda externa e outro para a roda interna.
“As linhas hidráulicas flexíveis que fornecem pressão aos freios [interno direito] e [externo direito] foram trocadas na conexão com os limitadores de fluxo”, relatou o relatório do NTSB.
“O trem de pouso principal esquerdo também teve um problema envolvendo um chicote elétrico instalado incorretamente. O conector elétrico do transdutor de velocidade da roda [do lado esquerdo] e do [interno esquerdo] foram trocados”, detalhou o documento.
A falha de manutenção está agora sob investigação das causas que levaram ao erro.