Delta francês pode ter o caça russo Su-30SM como concorrente
Por André Magalhães Publicado em 29/12/2021, às 19h05 - Atualizado em 30/12/2021, às 19h26
Caça Rafale teve uma tímida exportação no passado, mas muitos contratos de vendas aconteceram recentemente | Foto: Divulgação
De acordo com o The Euro Asian Time, o ministro da Defesa da Sérvia, Nebojsa Stefanovic, anunciou no dia 28 de dezembro que a força aérea da Sérvia estaria interessada no caça Rafale. Entretanto, acredita-se que o caça russo Su-30SM também entre na disputada com o delta francês.
A Sérvia está investido em uma completa renovação de suas forças armadas e, para isso, um valor de 1,1 bilhões de euros deverá ser feito no setor da defesa em 2022, anunciou o presidente sérvio Aleksandar Vucic, no começo do mês.
Como já foi noticiado, os Emirados Árabes Unidos irão adquirir 80 unidades do caça francês, o que será a maior encomenda já feita do aeronave. Além disso, países como Egito, Índia, Grécia, Catar e Croácia, já estão recebendo os caças, aumentando as encomendas ou prestes a receber as primeiras unidades.
Antonov faz roll-out de aeronave concorrente do brasileiro KC-390
A Indonésia, descartou o Su-35 de sua competição e agora resta o norte-americano F-15EX e o francês Rafale, que há bastante tempo vem sendo cogitado para equipar a força aérea do país.
Ainda de acordo com o site Euro Asian Time, a Sérvia deverá adquirir helicópteros de fabricação russa Mi-35 e Mi-17, além de duas aeronaves de transporte militar CASA C-295, e outros 10 helicópteros Airbus H145, 18 Mistral Manpads.
Atualmente a força aérea da Sérvia opera o caça Soko J-22, uma aeronave para missões de ataque ao solo e reconhecimento, desenvolvido em parceria pela antiga Iugoslávia e a Romênia, além de algumas unidades do caça Mig-29B Fulcrum e Mig 21UM, ambos de fabricação russa.