O lado secreto da Bell: os aviões que fizeram história

Antes de se tornar referência em helicópteros, a Bell atuou em projetos de aviões inovadores como o histórico X-1

Redação Publicado em 15/07/2015, às 00h00 - Atualizado em 21/07/2025, às 13h00

A Bell Helicopter é mundialmente reconhecida por sua atuação no segmento de asas rotativas, em especial pelos icônicos helicópteros Jet Ranger e Iroquois (Huey), mas sua história vai além das asas rotativas.

A Bell também protagonizou avanços marcantes na aviação de asa fixa, com projetos pioneiros como o YFM-1 Airacuda e o revolucionário X-1, primeiro avião a superar a barreira do som.

O primeiro projeto da Bell, o YFM-1 Airacuda, surgiu em 1937 como um “bomber destroyer”. Também conhecido como Bell Model 1, o avião incorporava tecnologias avançadas para a época, incluindo armas estabilizadas por giroscópio, propulsão em configuração “push” e motores Allison V-1710-41, evidenciando a abordagem disruptiva naqueles anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Bell alcançou sucesso com o P-39 Airacobra, um caça leve amplamente utilizado no combate, tendo se notabilizado por ter sido um dos aviões fornecidos para a União Soviética, assim como para o Reino Unido e pelas forças aéreas da Itália e da França Livre. Com mais de 9.000 unidades produzidas, o Airacobra tornou-se um dos caças mais fabricados do conflito.

O Bell X‑1B é a segunda geração do icônico avião experimental Bell X‑1, projetado para aprofundar estudos em voo supersônico

O marco mais importante da Bell na aviação de asa fixa, porém, foi o desenvolvimento do X-1, o pioneiro modelo que inaugurou a família X-Plane. Além disso, em 14 de outubro de 1947, o avião entrou para a história ao ser o primeiro a quebrar a barreira do som, sob o comando do lendário piloto Charles “Chuck” Yeager.

Desenvolvido em parceria com a NACA (atual NASA), o X-1 deu origem a uma série de variantes – X-1A, X-1B, X-1C, X-1D, X-1E e X-2 – que foram fundamentais para o avanço dos conceitos de voo supersônico.

Conheça abaixo a lista de aviões da Bell, antes da empresa foca apenas em soluções de asas rotativas.

Modelo Categoria Ano do 1º Voo Velocidade Máxima Status
YFM-1 Airacuda Caça pesado 1937 425 km/h Cancelado
P-39 Airacobra Caça 1938 620 km/h Produzido em série
P-59 Airacomet Caça a jato 1942 660 km/h Experimental
P-63 Kingcobra Caça 1942 660 km/h Produzido em série
X-1 (X-1A/B/C/D/E) Experimental 1946 1.600 km/h (Mach 1.5) Experimental
X-2 Starbuster Experimental 1955 3.370 km/h (Mach 3.2) Experimental
X-5 Experimental 1951 1.100 km/h Experimental
X-14 Experimental 1957 290 km/h Experimental
X-16 Experimental Cancelado (não construído)
XF-109 (D-188A) Protótipo Cancelado (não construído)
XP-52 Protótipo Cancelado (não construído)
XP-77 Protótipo 1944 530 km/h Experimental
XP-83 Protótipo 1945 890 km/h Experimental
supersônico Bell X-1 P-39 Airacobra YFM-1 Airacuda Bell Model 1 Charles “Chuck” Yeager bomber destroyer