Balões caíram em aeroportos do Rio e de São Paulo

Aeroportos de Viracopos e Santos Dumont registraram quedas de balões, na manhã de domingo (7)

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/05/2023, às 06h41

A soltura de balões representa um risco em potencial para a segurança da aviação - Reprodução/Aviation TV

O último domingo (7), foi marcado pela queda de balões nos aeroportos Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, e de Viracopos (VCP), em Campinas, no interior de São Paulo.

Os casos aconteceram no início da manhã, quase que ao mesmo tempo. No Rio, o objeto caiu próximo à cabeceira da pista (RWY) 20L, provocando o atraso do pouso de dois voos da Azul Linhas Aéreas, até que ele fosse retirado do local. Em Viracopos, segundo a Agência Brasil, o aeroporto precisou ser fechado por nove minutos, por volta das 8h (Brasília), por conta da queda de dois de sete balões que sobrevoavam o local. 

Ocorrências no Santos Dumont (foto) e em Viracopos aconteceram quase simultaneamente - Foto: Reprodução/Aviation TV.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) já havia feito alertas sobre o perigo destes objetos para a aviação. A sua soltura é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, de 1998.

É difícil realizar flagrantes ou identificar autores depois da soltura. O que precisamos, cada vez mais, é compreensão quanto aos diversos riscos gerados e participação dos cidadãos na realização de denúncias às autoridades policiais”, disse Eduardo Sanovicz, hoje presidente executivo do Conselho Deliberativo da entidade, em 2018.

Aeroportos Santos Dumont Rio Campinas Viracopos São Paulo balões

Leia também

Grande balão foi visto por pilotos no Havaí
Balões colocam em risco segurança de aviões e helicópteros