Bagagens de voos internacionais deverão ser fotografadas

Novo plano de segurança em aeroportos do governo federal vai apertar a fiscalização de bagagens

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/06/2023, às 08h42

Ministro dos Portos e Aeroportos também detalhou o programa que venderá passagens aéreas a R$ 200 - Aena Brasil/Divulgação

Márcio França, Ministro dos Portos e Aeroportos, disse, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, que as bagagens de passageiros que saem do Brasil em direção ao exterior serão previamente fotografadas.

Esta é uma das medidas de um plano do governo federal que visa aumentar a segurança nos aeroportos e que foi anunciada na última semana. “A gente quer que as câmeras fotografem cada uma das bagagens das pessoas antes delas embarcarem. Conforme estão no voo, elas vão receber uma mensagem de whatsapp da mala fotografada, o que depois pode ser usado para comprovar com qual ela estava”, disse o Ministro, segundo trecho divulgado pela Agência Brasil.

Como AERO Magazine já informou, a primeira fase do programa será implementada no aeroporto internacional de São Paulo (GRU), o mais movimentado do país.

“Bolsa-avião”

Na mesma entrevista, França detalhou o programa que irá oferecer passagens aéreas pelo valor de R$ 200 e que entrará em vigor em agosto.

Cada pessoa terá direito a quatro viagens anuais por este valor, mediante cadastro prévio em um aplicativo. Elas serão vendidas para assentos que ficam ociosos nos voos, o que acontece com frequência durante a baixa temporada, entre os meses de março e novembro. “Nós voamos um terço do que os colombianos e chilenos voam, precisamos alcançá-los”, disse.

Aeroportos Voos Internacionais bagagens Márcio França fotos

Leia também

Aeroportos terão nível de segurança ampliado
Principal aeroporto da Europa terá greves aos fins de semana