Azul vai reduzir consumo de combustível em Vitória

Projeto implementado no aeroporto de Vitória reduz em cerca de 70% consumo de combustível em solo

Por Wesley Lichmann Publicado em 16/06/2023, às 14h32

Programa foi implementado em abril do ano passado - Luís Neves

A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (16), que o seu programa de redução de combustível APU Zero será implementado no aeroporto de Vitória, no Espríto Santo. O projeto reduz em cerca de 70% o consumo de querosene de aviação (QAV), das aeronaves em solo.

Implementada pela primeira vez no aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal centro de conexões (hub) da Azul, a iniciativa completou um ano e está presente em quatorze bases da companhia.

Em parceria com os aeroportos, os sistemas das aeronaves passam a ser alimentados por uma fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, durante o procedimento de embarque e desembarque, desligando a Unidade Auxiliar de Energia (Auxiliary Power Unit - APU, na sigla em inglês), que alimenta os sistemas dos jatos.

O APU é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda das aeronaves, e é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está no chão, parqueada ou em sua posição designada nos terminais.

Segundo o vice-presidente de operações da Azul, Daniel Tkacz, nos aeroportos que já adotaram o programa desde abril do ano passado, o uso do APU caiu de 42% em abril, para 14% na comparação anual, resultando em uma queda de 73% no consumo de QAV, além de reduzir em 49 mil toneladas a emissão de dióxido de carbono (CO2). 

Até o final de 2023, vinte aeroportos com voos da Azul terão adotado o programa de uso consciente de combustível.

Embraer Airbus Azul Aeroportos Combustível ATR Querosene QAV Vitória Operações Consumo AD azul linhas aéreas Redução VIX

Leia também

Azul vai receber primeiro ATR com novos motores
Azul solicitou slots no aeroporto de Heathrow, em Londres