Azul teve alta na demanda e capacidade em dezembro

Azul Linhas Aéreas registrou alta de 5,7% na demanda em dezembro, taxa de ocupação consolidada foi de 79,8% no último mês de 2023

Por Wesley Lichmann Publicado em 10/01/2024, às 09h30

Embraer 195-E2 no aeroporto de Viracopos, em Campinas - Luís Neves

A Azul Linhas Aéreas divulgou hoje (10), os resultados de tráfego referentes ao mês de dezembro de 2023, com alta na demanda e capacidade, em relação ao mesmo período de 2022.

A procura consolidada por voos da Azul aferida em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em inglês) cresceu 5,7%, enquanto a oferta medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK) aumentou 2,9%.

A taxa de ocupação nos aviões da transportadora apresentou alta de 2,2 pontos percentuais, para 79,8%.

A demanda no mercado doméstico aumentou 4%, com a capacidade crescendo 1,1%, resultando em um aproveitamento de 79,2%, variação positiva de 2,2 pontos percentuais.

Já as operações (RPK) internacionais cresceram 12,2%, acompanhando alta de 9,7% na capacidade (ASK). A taxa de ocupação em voos para o exterior cresceu 1,8%, para 81,7%.

"2023 foi outro ano forte para a Azul. A demanda por nossos produtos e serviços permaneceu extremamente forte, nossa capacidade e tráfego aumentaram 11% e 12%, respectivamente, levando à expansão da taxa de ocupação e a um recorde histórico de RASK no 4T23. Mantivemos nosso alto desempenho de pontualidade, sendo a segunda companhia aérea mais pontual do mundo. Por meio de nossas operações sólidas, agora temos a capacidade de nos concentrar em nosso crescimento e expansão de margem para os próximos anos", diz John Rodgerson, CEO da Azul.

Embraer Airbus Azul Voos Internacional Demanda Oferta Capacidade Procura Ocupação AD ASK RPK azul linhas aéreas doméstico

Leia também

Azul expande uso de dispositivos eletrônicos nos Cessna Grand Caravan
Azul fará novos voos extras do Rio e São Paulo para o Nordeste