Azul registrou alta de 8,3% na demanda em maio

Demanda e oferta consolidada da Azul Linhas Aéreas apresentam crescimento no mês maio

Por Wesley Lichmann Publicado em 07/06/2023, às 18h15

Segundo trimestre é historicamente o mais fraco do mercado aéreo brasileiro - Luis Neves

A Azul Linhas Aéreas divulgou hoje (7), os resultados prévios de tráfego referentes ao mês de maio, em comparação ao mesmo período de 2022. A demanda consolidada medida em passageiros‐quilômetros pagos transportados (RPK) registrou alta de 8,3%, enquanto a capacidade aferida em assentos‐quilômetros oferecidos (ASK) aumentou 5%.

A taxa de ocupação média consolidada nos voos da Azul no mês de maio foi de 79,8%, alta de 2,5 pontos percentuais.

A procura por voos domésticos apresentou queda de 4,7% na comparação, acompanhado redução na oferta de 6,9%.  A taxa de ocupação das aeronaves no mercado nacional foi de 78,2%, alta de 1,9 pontos percentuais, frente um ano antes.

Nas operações internacionais, a demanda (RPK) da companhia cresceu 97,7%, acompanhando aumento de 96,4% na capacidade (ASK). O aproveitamento nas rotas para o exterior foi de 85,7%, 0,6 pontos percentuais maior que no ano passado.

"Em maio, a demanda doméstica permaneceu consistente com a sazonalidade do segundo trimestre, combinada com um ambiente de receita internacional forte. As tendências para o segundo semestre, que é o mais forte do ano, permanecem favoráveis, com uma alocação de capacidade racional no mercado brasileiro", destaca John Rodgerson, CEO da Azul.

Embraer Airbus Azul passageiros ATR Demanda Mercado Oferta Ocupação AD ASK RPK azul linhas aéreas

Leia também

Azul registrará recorde na região Norte do país
Azul anunciou novo voo internacional em Curitiba