Azul planeja retomar voos em São José dos Campos

Azul apresenta plano para oferecer voos dedicados ao transporte de passageiros e cargas em São José dos Campos

Por Wesley Lichmann Publicado em 17/08/2023, às 15h20

Proposta da Azul é oferecer aos clientes do Vale do Paraíba acesso aos seus destinos e soluções logísticas - Divulgação

A Azul Linhas Aéreas pretende retomar seus voos em São José do Campos, após quatro anos, disse a companhia em apresentação realizada ontem (16), em evento de logística na cidade do interior do paulista.

A intenção da empresa é utilizar os aviões regionais da Azul Conecta em voos dedicados tanto para o transporte de passageiros como de cargas, a partir do aeroporto Professor Urbano Stumpf, em São José dos Campos.

Os voos seriam operados com os Cessna Grand Caravan, com capacidade para transportar até nove passageiros e dois tripulantes, ou quando convertidos em cargueiro, possuem capacidade para até 1600 kg.

Sem detalhar rotas e seus itinerários, a Azul pretende facilitar o acesso aos seus destinos através de conexões oferecidas nos seus hubs nos aeroportos de Viracopos, em Campinas; e Confins, em Belo Horizonte.

Além de ampliar a conectividade na região do Vale do Paraíba, a companhia fornecerá soluções logísticas nas operações cargueiras. Entre os diferenciais apresentados pela empresa está a licença para o transporte de órgãos, fármacos e materiais perigosos.

"Vamos dar a possibilidade de embarcadores saírem de São José para todas as localidades do Brasil, sendo que no Centro-Oeste até a região Sul conseguimos fazer ida e volta no mesmo dia", destaca Cesar Merigo, gerente comercial da Azul Conecta.

A Azul suspendeu suas operações em São José dos Campos em 2020, até o encerramento das atividades eram oferecidos serviços para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

O aeroporto Professor Urbano Stumpf foi privatizado em novembro do ano passado, e tem sido utilizado somente para voos de carga.

A Latam oferece duas frequências semanais entre Miami e São José dos Campos. A rota operada com o Boeing 767-300F, permite o transporte de até 55 toneladas de carga por voo.

A ligação com a cidade norte-americana facilita as importações na região do Vale do Paraíba, pois o aeroporto de Miami é um centro de conexões (hub) que conecta cargas aéreas provenientes de outras localidades nos Estados Unidos e na Europa. 

 

Azul Confins Cessna passageiros São José dos Campos Azul Conecta Viracopos São Paulo Carga regional Operações AD azul linhas aéreas Cessna Grand Caravan Vale do Paraíba SJK

Leia também

Azul Conecta apresenta novo motor híbrido-elétrico na Labace 2023
Voo de Miami para São José dos Campos foi inaugurado