Azul nomeia novo vice-presidente Técnico

Azul reforça equipe técnica com a chegada de André Gonçalves da Cruz na vice-presidência

Por Gabriel Benevides Publicado em 04/02/2025, às 15h26

Formado em Engenharia Elétrica, André Gonçalves da Cruz possui quase três décadas de experiência no setor aéreo - Azul/Divulgação

A Azul Linhas Aéreas anunciou a nomeação de André Gonçalves da Cruz como seu novo vice-presidente Técnico, sucedendo Flávio Costa, que, após doze anos no cargo, continuará a apoiar a empresa como consultor até o final deste ano.

Formado em Engenharia Elétrica, André Gonçalves da Cruz possui quase três décadas de experiência no setor aéreo. Iniciou sua trajetória na extinta Transbrasil como técnico de Manutenção e, posteriormente, na GOL, liderou as gerências de Engenharia de Sistemas, Engenharia e Projetos, e Planejamento de Manutenção. Na sequência, integrou a Boeing, oferecendo suporte técnico a companhias aéreas na América do Sul.

Em 2014, André retornou à GOL, assumindo cargos de alta liderança, incluindo Diretor de Operações Técnicas, abrangendo Frota, Suprimentos e Manutenção, e mais recentemente, como Diretor Executivo de Operações, acumulando responsabilidades como CCO, Operações de Voo e Cadeia de Suprimentos. Nessas funções, gerenciou grandes orçamentos e equipes, liderando projetos estratégicos que aprimoraram a eficiência operacional e a confiabilidade.

A chegada de André à Azul ocorre em um momento de otimismo para a companhia, após a conclusão de negociações com parceiros financeiros e a incorporação de novas aeronaves. Entre seus principais objetivos, está assegurar que os padrões de excelência operacional da Azul estejam alinhados e sustentem o crescimento da operação. "Compartilho com a Azul a visão de que a segurança deve ser o principal valor de uma companhia aérea e estou animado com esta nova fase de expansão, que será histórica para a aviação brasileira. Queremos crescer, voar para novos destinos e realizar os sonhos dos nossos Clientes", afirmou Gonçalves.

Azul Companhias Aéreas azul linhas aéreas

Leia também

Azul lança nova rota ligando Vilhena (RO) a Viracopos (SP)
CEO da Latam diz que fusão Azul-Gol não resolve problemas das empresas