Renato Mello encerra trajetória na na aviação após 49 anos, sendo 16 dedicados na Azul
Por Gabriel Benevides Publicado em 06/02/2025, às 22h11
A Azul Linhas Aéreas homenageou o veterano piloto Renato Mello, de 71 anos, que cumpria uma rotina de seções de treinamentos aos atuais pilotos e aos recém-admitidos nos simuladores de voo da Azul que estão instalados no Centro de treinamento em Viracopos, Campinas.
Com uma trajetória de 49 anos na Aviação, e 16 deles dedicados à Azul, Renato foi responsável pelo comando dos primeiros voos da aérea, o gaúcho e agora ex-comandante da companhia encerrou oficialmente sua carreira no início do ano, com uma homenagem-surpresa, que contou com os aplausos de colegas, amigos e familiares, em sua última aula de instrução de voo.
Os voos a serem alçados agora serão outros, mas o gaúcho, pai de duas mulheres e avô de dois netos, o Pietro e o Santiago (respectivamente de 8 e 4 anos de idade), sempre terá lições a ensinar para os jovens pilotos. Sua trajetória e suas vivências se confundem com a própria história da Aviação no país – e esse conhecimento é valorizado por todos os apaixonados pelo setor.
Mello, aliás, foi protagonista e estava na Tripulação que embarcou na Azul mesmo quando a companhia ainda não tinha aeronaves. Em 2008, até então, só acumulava experiências na pilotagem de Boeing, e precisou se preparar para pilotar a primeira aeronave da companhia, que foi um Embraer. Renato teve experiência como piloto executivo até seus voos como comandante nas principais empresas aéreas RioSul, Varig, Gol e Azul.
“Desde o meu primeiro dia dessa minha jornada de 16 anos na Azul acreditei nesse projeto. E, movido pela minha paixão na Aviação, aceitei o desafio de ingressar na companhia desde o início. Ao longo desses anos, tive o prazer e o privilégio de trabalhar ao lado de profissionais dedicados e talentosos, que se tornaram mais do que colegas, se tornaram uma verdadeira família. Juntos, superamos desafios, celebramos vitórias e construímos algo extraordinariamente significativo. Levo comigo as memórias, os momentos inesquecíveis e a satisfação de ter contribuído para o sucesso dessa empresa que sempre acreditei”, retribuiu Mello, emocionado, junto da família e de amigos.