Azul homenageia piloto que comandou os primeiros voos da companhia

Renato Mello encerra trajetória na na aviação após 49 anos, sendo 16 dedicados na Azul

Por Gabriel Benevides Publicado em 06/02/2025, às 22h11

- Azul/Divulgação

A Azul Linhas Aéreas homenageou o veterano piloto Renato Mello, de 71 anos, que cumpria uma rotina de seções de treinamentos aos atuais pilotos e aos recém-admitidos nos simuladores de voo da Azul que estão instalados no Centro de treinamento em Viracopos, Campinas.

Com uma trajetória de 49 anos na Aviação, e 16 deles dedicados à Azul, Renato foi responsável pelo comando dos primeiros voos da aérea, o gaúcho e agora ex-comandante da companhia encerrou oficialmente sua carreira no início do ano, com uma homenagem-surpresa, que contou com os aplausos de colegas, amigos e familiares, em sua última aula de instrução de voo.

Para celebrar o momento especial, a companhia entregou para Renato Mello uma placa e uma maquete de avião, simbolizando esse agradecimento. Foto: Azul/Divulgação

 

Os voos a serem alçados agora serão outros, mas o gaúcho, pai de duas mulheres e avô de dois netos, o Pietro e o Santiago (respectivamente de 8 e 4 anos de idade), sempre terá lições a ensinar para os jovens pilotos. Sua trajetória e suas vivências se confundem com a própria história da Aviação no país – e esse conhecimento é valorizado por todos os apaixonados pelo setor. 

Mello, aliás, foi protagonista e estava na Tripulação que embarcou na Azul mesmo quando a companhia ainda não tinha aeronaves. Em 2008, até então, só acumulava experiências na pilotagem de Boeing, e precisou se preparar para pilotar a primeira aeronave da companhia, que foi um Embraer. Renato teve experiência como piloto executivo até seus voos como comandante nas principais empresas aéreas RioSul, Varig, Gol e Azul.

“Desde o meu primeiro dia dessa minha jornada de 16 anos na Azul acreditei nesse projeto. E, movido pela minha paixão na Aviação, aceitei o desafio de ingressar na companhia desde o início. Ao longo desses anos, tive o prazer e o privilégio de trabalhar ao lado de profissionais dedicados e talentosos, que se tornaram mais do que colegas, se tornaram uma verdadeira família. Juntos, superamos desafios, celebramos vitórias e construímos algo extraordinariamente significativo. Levo comigo as memórias, os momentos inesquecíveis e a satisfação de ter contribuído para o sucesso dessa empresa que sempre acreditei”, retribuiu Mello, emocionado, junto da família e de amigos.

Azul Companhias Aéreas homenagem Piloto azul linhas aéreas

Leia também

Azul reestrutura dívidas e reforça caixa
Agora é oficial: Azul planeja fusão com a Gol