Azul inicia operação inédita de manutenção pesada do jato Embraer E2 no hangar da Pampulha, em Belo Horizonte
Por Marcel Cardoso Publicado em 02/07/2025, às 08h43
A Azul Linhas Aéreas iniciou a primeira operação de manutenção pesada (heavy check) no Embraer E2 no Brasil. A atividade ocorre no centro de manutenção localizado no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
Cerca de sessenta profissionais da empresa, entre técnicos, engenheiros e equipes de apoio, participam da operação, que será dividida em três etapas. As duas primeiras terão duração prevista de até 25 dias cada, e a terceira, de vinte dias. A conclusão do processo na primeira aeronave está prevista para o fim de agosto.
As equipes da Azul na Pampulha têm cerca de nove anos de experiência com manutenção de aeronaves, atuando em modelos como o Embraer E1, família ATR, Boeing 737 e Pilatus PC-12. Além disso, também realiza rotineiramente serviços especializados, como eletrônica, rodas e freios, compostos e trem de pouso.
Segundo Plínio Oliveira, diretor técnico da Azul TecOps, a manutenção do E2 representa um passo estratégico para aproveitar a expertise interna e reduzir custos operacionais. “Vamos utilizar nossa experiência com os jatos E1 e demais modelos para iniciar essa revisão completa no E2, otimizando nossos recursos técnicos e estruturais”, disse.