Azul faz manutenção pesada do Embraer E2 no Brasil

Azul inicia operação inédita de manutenção pesada do jato Embraer E2 no hangar da Pampulha, em Belo Horizonte

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/07/2025, às 08h43

Operação técnica mobiliza 60 profissionais da Azul no hangar da Pampulha - Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas iniciou a primeira operação de manutenção pesada (heavy check) no Embraer E2 no Brasil. A atividade ocorre no centro de manutenção localizado no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Cerca de sessenta profissionais da empresa, entre técnicos, engenheiros e equipes de apoio, participam da operação, que será dividida em três etapas. As duas primeiras terão duração prevista de até 25 dias cada, e a terceira, de vinte dias. A conclusão do processo na primeira aeronave está prevista para o fim de agosto.

As equipes da Azul na Pampulha têm cerca de nove anos de experiência com manutenção de aeronaves, atuando em modelos como o Embraer E1, família ATR, Boeing 737 e Pilatus PC-12. Além disso, também realiza rotineiramente serviços especializados, como eletrônica, rodas e freios, compostos e trem de pouso.

Segundo Plínio Oliveira, diretor técnico da Azul TecOps, a manutenção do E2 representa um passo estratégico para  aproveitar a expertise interna e reduzir custos operacionais. “Vamos utilizar nossa experiência com os jatos E1 e demais modelos para iniciar essa revisão completa no E2, otimizando nossos recursos técnicos e estruturais”, disse.

Embraer Azul Pampulha Aviação Civil engenharia aeronáutica Embraer E2 Centro de Manutenção aviação brasileira jato comercial manutenção pesada revisão de aeronaves heavy check

Leia também

Azul abre 280 vagas para jovens em todo o Brasil
Azul inicia voos entre Recife e Florianópolis