Azul garante eficiência com centro de manutenção em Campinas

Inaugurado em 2020, centro de manutenção em Campinas consolida segurança e eficiência da Azul

Por Wesley Lichmann Publicado em 24/03/2023, às 16h34

Hangar da Azul em Viracopos pode receber simultaneamente duas aeronaves de fuselagem larga e oito jatos de corredor único - Divulgação

Operando uma frota flexível e com diversas bases no país, a eficiência e segurança operacional da Azul Linhas Aéreas foi consolidada com a construção do centro de manutenção no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Com uma área de 35 mil metros quadrados, o hangar localizado próximo a cabeceira 33 da pista principal de Viracopos é fundamental tanto para garantir a segurança e a oferta de novos produtos da companhia, que oferecer o maior número de destinos no mercado de aviação comercial brasileiro.

O complexo que conta com um pátio de manobras, áreas para abastecimento e lavagem de aeronaves, além de 13 oficinas, tem capacidade atual para atender duas aeronaves de fuselagem larga (widebody) e oito jatos de corredor único (narrowbody) simultaneamente.

Inaugurado em 2020, o centro de manutenção foi responsável pela manutenção pesada e completa de 71 aeronaves, além de 1306 paradas especiais e averiguações e reparos menores. Nos últimos três anos, ao todo, foram liberadas da oficina de rodas e freios mais de 13.500 rodas e 780 freios.

Hangar da Azul possui 35 mil metros quadros.

 

Ainda no ano inaugural, o hangar foi utilizado para a preservação da frota durante a crise sanitária. Com a consequente retomada das operações, o complexo se tornou referência em produtividade nos serviços de manutenção, sustentando os consecutivos aumentos de oferta e operações da Azul.

"Estamos comemorando três anos do hangar e nesse período a gente conseguiu desenvolver, além de três linhas de manutenção, certificações especiais em testes não destrutivos, capacitação para executar upgrades nas aeronaves, para atender a diversidade da nossa frota, além de várias oficinas que se vem se desenvolvendo de forma crescente", celebra Antonio Eick, gerente geral de manutenção do hangar da Azul. 

Além da manutenção, é no complexo que são instalados o interior e sistemas de entretenimento da frota da companhia, incluido o pioneiro serviço de Wi-Fi a bordo da aeronaves.

Centro de manutenção é reponsável pela instalação do pioneiro sistema de Wi-Fi oferecido a bordo das aeronaves.

 

Com a eficiência dos serviços de manutenção foi possível que a Azul atingisse o melhor índice de pontualidade da indústria no ano de 2022, quando a empresa operou 88,93% dos seus mais de 279 mil voos no horário programado.

A pontualidade foi reconhecida pela Cirium, principal referência de dados do setor aéreo, que concedeu a transportadora brasileira o título de companhia aérea mais pontual do mundo no ano passado.

A Azul encerrou o ano passado, excluindo os turboélices utilizados pela Azul Conecta, com uma frota de 158 aeronaves. A projeção é encerrar o ano de 2023 operando 163 aviões, 83% da frota será composta por modelos e versões de última geração.

Os planos de novos voos e crescimento da empresa passam pelo seu moderno complexo de manutenção.

 

 

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