Visando voar para regiões remotas a Azul estuda usar novos modelos de aviões com até 19 assentos
Marcel Cardoso Publicado em 04/10/2022, às 16h15 - Atualizado em 05/10/2022, às 09h00
Em um evento de apresentação do seu novo Cessna 208 Grand Caravan, a Azul Linhas Aéreas afirmou que está estudando a adoção de novos modelos de aviões para atender áreas remotas da Região Norte do país.
Segundo o Chefe de Operações (COO) da companhia aérea, Flávio Costa, o objetivo é avaliar novos tipos de aeronaves, que podem ter até 19 lugares e serem voltados para operação em áreas com pouca infraestrutura.
A operação seria segregada, ou seja, separada da atual configuração de pilotos. Inicialmente, o Caravan, usado pela Azul Conecta, seria o ideal para este tipo de operação, mas está sendo avaliado novos tipos de aviões, que podem ater até mesmo o turismo regional.
Até o fim do ano, mais três Cessna Grand Caravan serão incorporadas na frota, porém, há a possibilidade de adicionar um novo modelo, para até 19 passageiros. “O Brasil hoje ainda precisa ter um avião de 19 lugares, porque tem um gap muito grande”, disse Costa.
Embora não tenha citado quais modelos efetivamente podem ser avaliados, a Azul afirmou que atualmente as opções são os europeus Let e Dornier, assim como o recém-certificado Cessna SkyCourier. A decisão final levará em conta requisitos como economia de combustível e a adaptação à infraestrutura para as regiões que serão atendidas.
Atualmente, a Azul Conecta tem 27 aviões em sua frota, voltados para atender aeroportos com menor porte. Até dezembro, mais três aeronaves serão entregues.
*Ao contrário do publicado originalmente, a Azul Conecta recebeu mais um Cessna Grand Caravan para transporte de passageiros. O texto foi corrigido.