Homologação é exclusiva para o Airbus A320neo, mas empresa espera incluir também o E195-E2
Marcel Cardoso Publicado em 12/07/2021, às 17h45 - Atualizado em 13/07/2021, às 17h03
Homologação reduz teto para aproximação no Santos Dumont para apenas 300 pés (90 metros)
A Azul recebeu da Anac a autorização para fazer procedimentos de aproximação para o aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, em condições climáticas desfavoráveis.
A homologação RNP-AR 0.1 concedida ao Airbus A320neo permite reduzir a exposição do avião ao mau tempo, principalmente no inverno, quando a ocorrência de nuvens baixas e de nevoeiro são frequentes na bacia da Baía de Guanabara, onde está o principal aeroporto carioca.
Sem o RNP-AR 0.1 as aproximações somente podem ser feitas em até 950 pés (290 metros). Caso o teto esteja mais baixo existe a obrigatoriedade de alterar para outro aeroporto, neste caso, usualmente o Galeão (GIG), na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro.
Com o novo procedimento é possível manter aproximações precisão até uma altura de até 300 pés (90 metros), mesmo sob condições meteorológicas desfavoráveis.
O Santos Dumont é o principal hub da Azul no Rio de Janeiro, onde há voos para dezessete destinos. A companhia agora trabalha para obter autorização para que os E2 da Embraer obtenham a mesma homologação.