Empresas apostam no crescimento do Brasil e lançam novas rotas regionais e internacionais
Por Gabriel Benevides Publicado em 02/01/2020, às 13h00 - Atualizado às 17h25
Empresas aéreas brasileiras aproveitam melhora na economia e ampliam malha de voos regional e internacional
A melhora nos indicadores econômicos e alta estação proporcionaram as principais empresas aéreas brasileiras ampliarem oferta de destinos e assentos em dezembro.
No último mês do ano, a Azul inaugurou novos voos regulares para Guarapuava, no Paraná; Macaé, no Rio de Janeiro; e Araraquara, em São Paulo. A estratégia amplia a presença regional da companhia no Brasil e se alinham com a proposta de alguns governos estatuais em expandir as operações no interior.
As operações em Guarapuava tiveram início no dia 7 de dezembro, com voos semanais ligando a cidade ao aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas. Os voos são operados pelos turbo-hélices ATR 72, com capacidade para até 70 passageiros.
Os voos para Macaé parte do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) no Rio de Janeiro, também operados pelo ATR 72. A frequência diária tem uma escala em Campos dos Goytacazes, com expectativa de a partir de fevereiro passar a contar com duas frequências diárias.
Por fim, a ligação entre Araraquara e Campinas, ocorrem às terças, quintas, sábados e aos domingos. Enquanto o aeroporto Bartholomeu de Gusmão aguarda a certificação para realização operação noturnos, todos os voos serão durante o dia. A rota chegou a ser operada entre 2013 e 2014, quando foi suspensa pela baixa demanda de passageiros.
“Acreditamos muito no potencial das regiões brasileiras que estão longe dos grandes centros urbanos e estamos animados com os investimentos que devem acontecer no aeroporto estadual Bartholomeu de Gusmão”, disse Abhi Shah, vice-presidente de receita da Azul.
Em 2020 a Azul pretende ampliar ainda mais o número de destinos no interior do país, levando para mais de 30 cidades novas rotas.
Gol espera retomadada dos voos com o 737 MAX 8 para ampliar sua malha internacional
A Gol também inaugurou em dezembro uma nova rota, ligando em um voo direto Manaus a cidade de Orlando, na Flórida (EUA). Por ora, os voos serão operados aos sábados, com o Boeing 737-800, configurado para 176 passageiros.
A aeronave parte de Manaus às 16h15, com chegada prevista para 21h35 do horário local. Já o retorno de Orlando, ocorrerá às 22h45, com previsão para chegada às 6h05 de domingo em Manaus. Atualmente a Gol possui três rotas sem escala partindo do Brasil para Orlando, operando para a cidade norte-americana desde Brasília, Fortaleza e Manaus.