Motor híbrido-elétrico AMP-H570 poderá ser adotado em até seis Cessna Grand Caravan da Azul Conecta
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/08/2023, às 15h56
A Azul Conecta apresentou ao público durante a Labace 2023 o motor híbrido-elétrico AMP-H570 da Ampaire, destinado a operação no Cessna Caravan.
A subsidiária da Azul Linhas Aéreas, que está participa pela primeira vez do evento, anunciou a intenção de remotorizar até seis de seus Cessna Grand Caravan para o padrão Eco Caravan, substituindo o tradicional motor Pratt & Whitney PT6 pelo AMP-H570.
O motor exposto veio da Alemanha para ser apresentado ao mercado brasileiro e faz parte do planejamento Azul de reduzir as emissões de carbono em seus voos.
Embora seja um projeto ainda em fase experimental, a Ampaire acredita que o AMP-H570 terá um consumo de combustível até 70% menor quando comparado aos motores turboélices em serviço.
Um dos destaques do AMP-H570 é manter o mesmo desempenho, sem prejuízo à capacidade de carga e de passageiros.
Por ora, a mudança no propulsor do Caravan ainda depende da certificação plena do novo AMP-H570 e das validações operacionais.
Segundo o fabricante, a mudança no conjunto motopropulsor não exige grandes alterações estruturais, mas é necessário uma completa atualização nos sistemas, em especial no software da aviônica, que passa a contar com dados de um motor completamente novo.
A Labace 2023 começou nesta terça-feira (8) e vai até quinta-feira (10), no aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo.