Azul Linhas Aéreas celebra seus 15 anos em Embraer 195-E2, companhia é a maior do país em número de destinos
Por Wesley Lichmann Publicado em 16/12/2023, às 19h00
A Azul Linhas Aéreas recebeu ontem (15), em São José dos Campos, São Paulo, o vigésimo Embraer 195-E2 de sua frota, em meio as celebrações dos seus 15 anos de operação.
O E195-E2 matrícula PS-AES, número de série (MSN) 19020112, batizado '15 anos de céu Azul, presta homenagem ao aniversário da empresa que iniciou seus voos comerciais no dia 15 de dezembro de 2008.
A primeira decolagem ocorreu a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, tendo como destino inaugural Salvador, na Bahia, seguida por um segundo voo, no mesmo dia, para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Fundada por David Neeleman em 4 de janeiro de 2008, o nome da então nova companhia aérea brasileira foi decido através de um concurso e votação popular, sendo Samba a opção mais votada, e Azul a segunda colocada, entre mais de 155 mil sugestões.
O nome Samba não agradou parte dos fundadores e representantes do setor, entre eles Frederico Curado, presidente da Embraer na época, que advertiu que a marca poderia ser utilizada de forma irônica por passageiros e concorrentes.
Surgia então a Azul Linhas Aéreas, companhia aérea cuja sua principal base de operações seria instalada em Viracopos. Quatro anos depois de sua fundação, a companhia anunciou a fusão com a TRIP, aumetando sua partipação no mercado brasileiro para 14%.
Uma década e meia depois, e com uma frota de 160 aviões, a companhia oferece o maior número de destinos nacionais, e estabeleceu dois outros centros de conexões (hub), nos aeroportos de Confins, na grande Belo Horizonte; e Recife, em Pernambuco.
Além dos serviços internos, a Azul conta com voos internacionais para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal, Paris, na França, Montevidéu e Punta Del Este, no Uruguai; e Curaçao, no Caribe.
Como parte do plano de renovação e padronização de sua frota de longa distância, a companhia encomendou mais quatro Airbus A330-900, totalizando um compromisso para doze aviões do modelo, incluindo os três pedido de novembro do ano passado e os cinco exemplares ativos.
"Com a Azul, o Brasil tornou-se, finalmente, um país conectado. Antes, só São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tinham boas opções de voos. Hoje, nossa companhia tem voos para os Estados Unidos, por exemplo, que partem não só de Viracopos, em Campinas, mas também de Belo Horizonte, Recife, Belém e Manaus (AM). E isso muda tudo. Quando voamos para uma cidade aumentamos a demanda, a atividade econômica, o número de empregos, e até a autoestima local", disse John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas.