Aviões fazem operações para retirar centenas de pessoas do Afeganistão

Moradores invadiram aeroporto de Kabul para tentar fugir dos Talibãs

Marcel Cardoso Publicado em 16/08/2021, às 05h55 - Atualizado às 09h11

 

 

Vários afegãos tentando fugir em um Boeing 777-300ER da Turkish Airlines - Foto: Reprodução/sudhirchaudhary.

O aeroporto de Kabul, no Afeganistão, está vivendo momentos dramáticos desde o último domingo (15), quando o grupo extremista Talibã tomou o poder após vinte anos de ocupação por tropas norte-americanas.

Centenas de pessoas estão tentando fugir por via aérea e invadiram todos os espaços do aeroporto internacional Hamid Karzai (KBL) buscando, de alguma forma, embarcar nas poucas aeronave que estão deixando o país.

Pelo menos cinco pessoas morreram no aeroporto, que foi tomado pelo caos e pelo desespero. Ainda que no início da tomada do talibã várias companhias aéreas tenham voado para o país, atualmente até mesmo o sobrevoo do território está sendo evitado, voos comerciais foram suspensos e apenas aeronaves militares podem operar no local. 

No fim da tarde, um Boeing C-17A Globemaster III da força aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) decolou de KBL com cerca de 800 pessoas a bordo para um destino não informado. Pelo menos outras dez aeronaves militares estariam envolvidas em outras operações semelhantes, bem como a retirada de cidadãos estrangeiros.

No fim da madrugada de hoje (16), um Notam informou que qualquer aeronave que sobrevoasse Kabul estaria o fazendo por sua conta e risco. Antes disto, pelo menos duas companhias aéreas, as árabes Emirates e FlyDubai, anunciaram a suspensão de voos para o Afeganistão por tempo indeterminado.

Aeroporto noticias noticias de aviação Afeganistão Operação Kabul Militares