Um Airbus A330 e um Boeing 737 foram incendiados em aeroporto do Sudão
Por Marcel Cardoso Publicado em 15/04/2023, às 10h33
Ao menos dois aviões foram incendiados no aeroporto internacional de Cartum, capital do Sudão, neste sábado (15), por um grupo paramilitar que tomou o controle do local, durante uma tentativa de golpe de estado.
During the ongoing military coup in Sudan, two aircraft are known to have been badly damaged or destroyed while parked at Khartoum Intl Airport (HSSS), Sudan. A Saudi Airbus A330-300 and a SkyUp Boeing 737-800. Additional aircraft may be affected as well. Ongoing story... pic.twitter.com/gqDZXJn1XH
— JACDEC (@JacdecNew) April 15, 2023
Um Airbus A330-300 (HZ-AQ30) da Saudia, da Arábia Saudita, e um Boeing 737-800 da ucraniana SkyUp, à serviço da Sun Air, foram atingidos. Ambas as companhias aéreas emitiram notas oficiais confirmando o caso.
A Saudia informou que acionou a embaixada árabe no Sudão e que está em contato com outras autoridades do país.
Statement on accident involving #saudia aircraft at Khartoum International Airport pic.twitter.com/gHfYxPrUTu
— المركز الإعلامي | الخطوط السعودية (@svmedia_center) April 15, 2023
Por sua vez, a SkyUp informou que, “atualmente, sabe-se sobre a ativação do Transmissor Localizador de Emergência (ЕLT) em um dos dois aviões da SkyUp Airlines, que estão localizados no aeroporto da cidade de Cartum. A partir de agora, é impossível determinar os possíveis danos à aeronave. Os 36 funcionários da SkyUp, que permanecem no país, estão atualmente em locais relativamente seguros. Mantemos contato com eles.
Nossa principal tarefa agora é organizar condições seguras para os funcionários e ajudá-los a deixar o país o mais rápido possível. Trabalhamos nisso em conjunto com a Embaixada da Ucrânia no Egito, o Consulado Honorário da Ucrânia no Sudão, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia e outras instituições públicas. Informaremos a mídia quando a situação for resolvida.
Os aviões da SkyUp Airlines estão no Sudão sob um contrato ACMI com a Sun Air. Desde o início de 2023, eles operam voos para Cairo (Egito), Riad e Jidá (Arábia Saudita).”
Paramilitares do Sudão afirmaram que assumiram o controle do palácio presidencial, da residência do chefe do Exército e do aeroporto internacional de Cartum (KRT). A Força Aérea do país está fazendo operações contra o grupo e todos os voos comerciais foram suspensos por tempo indeterminado.