Avião voa por 13 horas com um grande buraco na fuselagem

Um Airbus A380 da Emirates sofreu uma falha estrutural e voou até a Austrália com a fuselagem danificada

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/07/2022, às 11h35

O problema em um Airbus A380 teria sido causado por uma falha no trem de pouso - Divulgação

Um Airbus A380 da Emirates Airline voou por 13 horas com um grande buraco na estrutural. O problema só foi encontrado após o pouso na Austrália, visto que o avião não indicou nenhuma anomalia em voo.

Um grande buraco foi encontrado na fuselagem do A380 (A6-EVK) que realizou o voo EK430, procedente de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes, em Brisbane (BNE), na Austrália, na manhã de ontem (01).

Emirates A380 flies from Dubai to Brisbane with a hole in its fuselage after being damaged on takeoff from a blown tyre. The aircraft is still on the ground in Brisbane following the incident. pic.twitter.com/CwoMJKaL2L

— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) July 2, 2022

Durante a aproximação, a tripulação avisou à torre de controle que havia a suspeita de que um dos pneus do trem de pouso principal esquerdo teria estourado e solicitou o apoio de equipes de emergência, que ficaram a postos em solo. A aterrissagem ocorreu em segurança, sem nenhum tipo de contratempo.

A suspeita é de que o pneu estourou durante a decolagem em DXB, fazendo com que os detritos danificassem o compartimento do trem de pouso, gerando o buraco. O A380 em questão está em operação desde dezembro de 2019, sendo um dos mais novos da Emirates, e deveria fazer um voo de retorno ainda hoje (2).

Normalmente, as aeronaves da Emirates passam cerca de 24 horas em BNE antes de voltarem para Dubai. Por conta do incidente, a aeronave que está cumprindo o voo EK430 (A6-EVG) deste sábado (2) voltará para DXB cerca de três horas depois do pouso, em substituição ao A6-EVK.

As autoridades da Austrália, assim como representantes da Emirates e da Airbus, vão investigar quais as causas do incidente.

A companhia aérea também opera em outros três destinos australianos: Sydney (SYD), Perth (PER) e Melbourne (MEL).

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus Austrália Emirates Dubai fuselagem Sydney A380 EK430

Leia também

Presidente da Emirates pede foco da Boeing no 777X
Emirates realiza turnê mundial em busca de novos comissários