Avião que fez pouso de emergência será desmontado na Rússia

Ural Airlines pretende desmontar Airbus A320 que realizou pouso de emergência em uma fazenda na Rússia

Por Wesley Lichmann Publicado em 12/01/2024, às 11h30

Terreno onde avião fez pouso forçado foi alugado para a empresa aérea - Siberian Transport Prosecutor's Office

A companhia aérea russa Ural Airlines pretende desmontar o Airbus A320-200, que fez um pouso de emergência em uma plantação de trigo no dia 12 de setembro de 2023, na vila Kamenka, no distrito de Ubinsk, na Rússia.

A Ural Airlines chegou a avaliar uma possível retirada do A320 por meios próprios, mas devido as condições climáticas e a deterioração do bimotor matrícula RA-73805, a empresa desmontará o avião e utilizará as peças em outras aeronaves.

A decisão pela canibalização do jato de fuselagem estreita está vinculada a dificuldade de obter peças e componentes para manter a frota ativa, em meio as sanções impostas pelo Ocidente, após a Rússia invadir a Ucrânia.

Desde o incidente grave, a companhia aérea fechou um contrato de arrendamento de um ano com o proprietário da fazenda. A empresa esperava aproveitar o congelamento do solo e retirar o jato do local, mas uma possível decolagem não parece ser a opção mais viável.

O avião incorporado em maio de 2013 pela Ural Airlines está configurado para até 156 passageiros em duas classes, sendo 12 na executiva e 144 na econômica. O A320 foi entregue originalmente à Air Arabia em março de 2004, onde operou por nove anos.

 

Airbus Rússia Ucrânia A320 Manutenção Incidente pouso de emergência Peças Restrição embargo decolagem Airbus A320 pouso forçado componentes fazenda Ural Airlines Plantação

Leia também

Rússia já transferiu quase 100 aeronaves estrangeiras para o país
Assinado novo contrato de manutenção de radares do espaço aéreo