A350 da Qatar Airways fez pouso de emergência após princípio de incêndio em contêiner
Marcel Cardoso Publicado em 22/03/2022, às 09h55
Um Airbus A350-900XWB (A7-ALZ) da Qatar Airways teve de fazer um pouso de emergência na noite de domingo (20), pelo horário de Brasília, em Karachi (KHI), no Paquistão, por conta de um princípio de incêndio em um dos contêineres que estavam no porão de cargas do avião.
A aeronave seguia de Nova Delhi (DEL), na Índia, para Doha (DOH), no Catar. O fogo foi contido rapidamente por equipes de segurança em solo e parte da carga foi danificada. Não houve feridos. O voo QR579 somente seguiu para o destino final cerca de 24 horas depois.
O A350 tem sido motivo de muita dor de cabeça para a Qatar Airways e pela Airbus nos últimos meses. Ambas travam uma luta judicial, iniciada pela companhia aérea do Oriente Médio, que já causou a suspensão de pedidos de dezenas de aeronaves pelos dois lados. Várias aeronaves estão inoperantes por conta de desgastes na pintura das fuselagens.
Na Europa, outras empresas aéreas também reportaram o problema, mas mantiveram as unidades afetadas em operação. No início de março, o CEO da International Airlines Group (IAG), Luís Gallego, afirmou que foi informado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) que o desgaste não afeta a segurança do avião.