Fabricado na República Tcheca pela Bristell o monomotor B23 é um esportivo leve já certificado pela EASA e FAA
Por Micael Rocha Publicado em 20/03/2024, às 09h00
A Bristell, fabricante tcheco de ultraleves e Aeronave Leve Esportiva (ALE), completou recentemente catorze anos de atividades, onde ampliou seu portfolio de aeronaves. Além disso, também comemorou os três anos da certificação de tipo emitida pela EASA, a agência europeia de aviação civil, para o modelo B23, aeronave monomotora da categoria ALE.
Além da certificação de tipo europeia, a Bristell também conquistou a certificação norte-americana FAR23, da FAA, para o B23. Em ambos os casos foram cumpridos os requisitos do Part 21G (POA) e CS23.
A empresa, cujas instalações ficam em Kunovice, na República Tcheca, passou a trabalhar na categoria de Aeronave Leve Esportiva, também conhecida no LSA, na sua sigla em inglês, com o Birstell B23.
O avião é um monomotor leve, asa baixa e capacidade para dois ocupantes e podendo operar visual diurno ou noturno. Segundo a fabricante, o peso máximo de decolagem do
avião é de até 750 quilo e o peso vazio de 450 quilos, com uma carga útil na ordem de 300 kg e tanque de combustível com capacidade para até 120 litros.
O B23 é equipado com um motor Rotax 912 s3 carburado de 100 hp e equipado com hélice MTV-34-1-A/175-200 de velocidade constante. Segundo dados de divulgação, o avião cruza, com velocidade média de 117 KTAS e tem velocidade de estol de 43 KCAS, em seu peso máximo de 750 quilos e na configuração de pouso, com flap máximo.
Na cabine de comando, são oferecidas diversas opções e combinações de painéis, como a versão padrão que inclui a suíte Garmin GDU 460 Dual G3X com tela sensível ao toque e piloto automático GMC 507 e o GPS GARMIN GNX 375 com transponder ADS-B associado.
O preço da do Bristell B23 pode variar de acordo com os acessórios e pacote de aviônicos desejado pelo cliente, podendo chegar aos US$ 299,556 (sem impostos) na versão turbo.